Connect with us

DESTAQUES

Em 2 meses, CTA de Picos registra cerca de 1/3 dos casos de sífilis de 2018

Publicado

em

Trinta e sete casos de sífilis já foram identificados apenas nestes dois primeiros meses de 2019 pelo Centro de Testagem e Aconselhamento de Picos, de acordo com a coordenadora Isabel Fontes. No ano de 2018 foram registrados 115.

Contudo, segundo Isabel Fontes, mesmo com um número “alarmante”, equivalente a 32,17% dos casos do ano de 2018, “isso também é bom, pois mostra que as pessoas estão tendo conhecimento da instituição, vão atrás para fazer o exame e, quanto mais cedo o tratamento, mais rápida a cura”.

Dos 37 casos identificados, 17 foram em homens e 20 em mulheres. Destas, sete estão gestantes.

Como se prevenir?

O método mais eficaz, fora abstinência, é o uso de preservativos em todas as relações sexuais. É a forma mais segura, além da prevenção contra outras infecções sexualmente transmissíveis – IST.

Publicidade

Quais os sintomas?

Algumas pessoas, de acordo com Isabel Fontes, não apresentam sintomas ou sinais. “Elas descobrem apenas ao realizarem o exame. Outras, ainda na fase primária, apresentam feridas indolores na vagina, boca, pênis ou região anal, as quais desaparecem sem nenhum tratamento. Na fase secundária, surgem manchas no corpo. E, na terciária, acometem os ossos e outros órgãos apresentam lesões cutâneas. É importante frisar que há pessoas que não apresentam nenhum sintoma”.

Qual o tratamento?

Segundo a coordenadora, “é feito com a administração da benzetacil injetável. A duração depende da gravidade e do tempo de contaminação da doença”, os quais são observados no exame.

Qual o acompanhamento feito pelo CTA?

Publicidade

Após a realização do exame e constatação da doença, o paciente é encaminhado para consulta médica com o infectologista do próprio CTA, o qual prescreve a medicação que é ministrada apenas no Hospital Regional Justino Luz, e somente em posse da via médica. Após o término do tratamento, o paciente deve contar 90 dias e retornar ao órgão para novo exame. Conferida a ausência da doença, o paciente está liberado. Caso contrário, continua com tratamento médico.

Sífilis em gestantes

É importante ressaltar que, caso a grávida esteja contaminada com a doença, se não for tratada o mais rápido possível, o bebê pode ser infectado enquanto feto ou durante o parto. Pode ocorrer também aborto espontâneo, má formação e morte do bebê após seu nascimento.

É importante destacar que todo o serviço oferecido pelo CTA é gratuito e de responsabilidade da Secretaria de Saúde de Picos.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS