Connect with us

DESTAQUES

Em Picos, multidão prestigia último dia do Impacto Sertão Livre; veja fotos

Publicado

em

Durante dez dias de permanência dos 850 voluntários do Instituto Livres, através da parceria com a Prefeitura Municipal de Picos, gestão do prefeito, padre Walmir de Lima, a população picoense foi contemplada com diversos benefícios e ações sociais.

O Projeto Impacto Sertão Livre chegou no último dia 10 e permaneceu até a noite deste sábado, 19.

A abertura do evento na noite deste sábado, última noite marcando o encerramento do projeto em Picos, ficou a cargo do pastor, Inar Brandão, da Igreja Batista Central de Belo Horizonte-MG que pregou a palavra sagrada e saudou o público em mais uma ocasião de louvores.

Logo em seguida, o missionário Leandro Nunes, em seu testemunho falou um pouco sobre a vida de Cristo no mundo.

Luca Martini, outro missionário do Instituto Livres fez seu testemunho bastante emocionado contagiando o público atônito. Entretanto, apresentações, testemunhos, pregações e também a coreografia infantil no palco representou os milagres de Cristo praticados na terra e o poder de cura. Após a apresentação coreográfica, foi a vez do samba cristão, embalar a multidão.

Publicidade

Em seguida, o cantor gospel Julaino Son e a banda Livres deram continuidade ao evento e a apresentação do grupo levou os fãs ao delírio. Lágrimas de emoção, muitos aplausos, um verdadeiro show de fé em quase duas horas de apresentação.

Juliano Son ficou bastante emocionado com a participação do público que cantou e embalou ao som da banda Livre. Segundo o cantor gospel, em todas as edições do projeto, Picos foi a primeira cidade de grande porte em que o Projeto atuou.

“Já tivemos em cidades com população de 5, 10, 15 e até 30 mil habitantes, mas Picos foi a primeira cidade que atuamos com população de quase 80 mil habitantes. Aqui tivemos a oportunidade e o privilégio de sermos recebidos de braços abertos pela Prefeitura de Picos, através do prefeito, padre Walmir, que deu todo o suporte, todo apoio necessário para realizarmos nossas ações sociais. Voltamos para casa como um sonho porque nós tínhamos uma expectativa e no decorrer desse período fomos surpreendidos. Nossa expectativa foi superada […] Chegamos com um olhar e estamos voltando com outro porque o carinho dos picoenses é algo inexplicável. A receptividade do povo é de uma grandeza imensa. Também devemos agradecer a Deus, pois ele é o mentor de tudo isso e sem ele nada seria possível” declarou.

Ao todo, de acordo com Juliano, 850 pessoas de várias partes do Brasil integram o projeto e divide seu tempo com as ações.

“É graças a Deus que a gente consegue isso porque são 850 amarelinhos que atuam nessas missões e dividem seu tempo voluntariamente em ter que passar horas e horas viajando de ônibus, avião tendo que enfrentar escalas, viagens de carro enfim. Isso se deve ao fator divino pois é ele que mantém o nosso espírito e através do milagre dele a gente conserva a nossa alegria e o milagre da esperança que tomou as casas e as situações. Para nós foi um grande desafio. É um sentimento de grade felicidade testemunharmos aqui em Picos muitos milagres” concluiu agradecendo a receptividade e carisma do povo e a gestão do prefeito de Picos, por todo suporte e apoio necessário.

O prefeito de Picos, padre Wlamir de Lima, compareceu ao evento, acompanhado da secretária de Meio Ambiente, Maria Santana e, também do gestor do Fumipi, Rômulo Costa. Em entrevista ao Cidadesnanet.com, padre Walmir declarou que o evento surpreendeu muito, inclusive a toda administração pela magnitude e grandeza onde o Projeto Impacto Sertão Livre, desenvolveu diversas atividades envolvendo a população, proporcionando muitas ações solidárias.

O chefe do executivo municipal elencou uma série de benfeitorias que o Instituto Livres realizou durante os dez dias de atuação onde mais de 80 profissionais na área da saúde realizaram atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde, em vários bairros da cidade, bem como os cursos profissionalizantes e técnicos que fomentaram a Educação do município promovendo capacitação às pessoas e preparando para o mercado de trabalho, atendimentos feitos pelo Defensoria Pública da União e do Estado beneficiando ao povo e ajudando a acelerar a demanda previdenciária.

Publicidade

“O mais importante é a atenção que as famílias receberam durante as visitas e tiveram nessas ocasiões a escuta da palavra de Deus. Isso influencia muito o convívio entre as pessoas, na capacidade de respeitar o próximo, na paz familiar, na paz do convívio social em nosso município, na sensibilidade das pessoas em poder amar e perdoar o próximo. É um resultado positivo porque mexeu na vida das pessoas e transformou em uma semente de bondade que está germinando e isso seria praticamente impossível conseguirmos encontrar a grande quantidade de pessoas e em poucos tempo alcançar o número de pessoas e casas que foram acolhidas e receberam o fortalecimento desse grupo maravilhoso” destacou o prefeito de Picos, padre José Walmir de Lima.

Relatando sobre a abrangência do Projeto em Picos, padre Walmir, em contato com os organizadores afirmou a atuação foi intensiva no sentido missionário.

“Esses dez dias foi uma missão muito intensa porque houve o contato direto com as pessoas nas casas levando a palavra de Deus” destacou.

Indagado sobre um prognóstico e futura parceria a partir das ações do Impacto Sertão Livre, o prefeito picoense ficou entusiasmando e ressaltou que alguns missionários residirão na cidade. Para ele, é uma expectativa positiva a permanência de missionários no meio no convívio social picoense.

“Acredito que podemos estar falando sobre Picos hoje e Picos depois desse evento, ou seja, o antes e o depois porque impactou a vida social das pessoas. Impactou a vida das pessoas nos bairros e na forma diferente de acolher e abraçar, dialogar e abordar. Com certeza deixou uma mensagem e uma imagem de ensinamento. Ficamos muito felizes em saber que alguns deles ficarão morando aqui e dessa forma  é possível pensarmos numa parceria e em podermos continuar trabalhando em prol de trazer benefícios, visto que existe muitos empresários e proprietários de indústrias e isso pode gerar bons frutos para com a população” ressaltou a respeito da possibilidade de futuras parcerias que podem ser firmadas após a atuação missionária do Impacto Sertão.

Publicidade

DJ PV, outra atração da noite, logo após a banda Livres, agitou o público com o embalo das músicas eletrônicas e remixagem de vários ritmos. Nos últimos instantes, ao final do evento, 15 crianças foram convidadas a subir no palco para dançar o tradicional hit musical gospel, intitulado Pororó.

Nos agradecimentos finais, o gestor de projetos do Instituto Livres, Joel Quaresma, agradeceu carinhosamente todos que contribuíram para a realização da 13ª edição do Projeto Impacto Sertão Livre.

“Nosso sentimento é de gratidão onde nesses dez dias bastante intensos com muitas atividades e a população sempre comparecendo nas noites aqui no estádio. O evento tomou proporção, muitas pessoas ficaram sabendo e abraçaram a causa. Nós estamos muito satisfeitos e ficamos agradecidos pelo apoio que tivemos, principalmente pelo carinho da população que prestigiou, se envolveu, participou de cada atividade do projeto e também da administração da cidade que tem a frente o prefeito padre Walmir” agradeceu.

A próxima edição do Impacto Sertão Livre será na cidade de São Raimundo Nonato, entre os dias 22 a 31 de julho.

Ações realizadas em Picos 

Desde o último dia 11, os voluntários realizaram diversas atividades, como visitas às residências; atividades pedagógicas, recreativas e esportivas com crianças e adolescentes; atendimentos médicos, odontológicos e de saúde em geral; atividades culturais, musicais e recreativas em espaço amplo e inclusivo na cidade, palestras e atendimentos individualizados sobre diversos temas.

Publicidade

O projeto encerrou na noite deste sábado (19). Diariamente foram realizados atendimentos médicos em diferentes bairros e/ou comunidades, como o bairro Paraibinha, bairro Passagem das Pedras, bairro Junco, bairro Belo Norte, bairro Aerolândia, bairro Morada do Sol e o povoado Cristovinho, zona rural da cidade.

As atividades com as crianças aconteceram até o dia 19, nos horários de 09:30 às 11:30 e 14 ás 17h, no Rotary Clube de Picos. A sexta (18), foi o último dia dos atendimentos feitos em parceria com a Defensoria Pública da União (DPU) e a Defensoria Pública do Estado (DPE) com horário das 9h30 às 17h, na Unidade Escolar Tia Celeste, localizada na avenida João XXIII, no Centro, próximo ao Estádio Municipal Helvídeo Nunes, em Picos.

Os eventos de celebração foram realizados no Estádio Municipal Helvídeo Nunes, desde o dia 11 até o dia 19. Na sexta-feira (11) durante a noite teve a apresentação de Adhemar de Campos. No sábado (12) Banda Livres e Tarick Mohallen; na segunda, dia 14, apresentação de Isaias Saad; na terça, dia 15, Jonathan e Júnior; na quarta-feira (16) Juliano Son e banda Livres, Gabriela Rocha e DJ PV. Na quinta-feira (17), teve a participação de Fred Arrais e DJ PV; na sexta (18), Fred Arrais e Isaias Saad se apresentaram, e, na última noite, no sábado (19) Juliano Son – Banda Livres e DJ PV encerraram as apresentações musicais e demais atividades do Instituto Livres em Picos.

_Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS