Connect with us

DESTAQUES

Enxadrista de Picos, Henrique Veloso, está entre os dez finalistas disputando o Piauiense Absoluto de Xadrez em Teresina

Publicado

em

O Campeonato Piauiense Absoluto de Xadrez está sendo disputado na capital Teresina e reúne dez finalistas. A competição é organizada pela Federal Piauiense de Xadrez (FPIX) que tem à frente o presidente Luís Carlos.

Entre os finalistas, representando a cidade de Picos, está o jovem enxadrista Henrique Veloso, o mais novo entre os competidores.

Os demais enxadristas na disputa são: Lázaro (vice-campeão em 2019), Felipe (campeão em 2018), Gidelson (campeão em 2017/2019), Werton (campeão 9 vezes),
Luís Carlos (presidente da FPIX e vice-campeão em 1995), Pacífico (vice-campeão em 2009), João Mateus, Márcio Neres e Rodrigo Oliveira.

De Picos, enxadrista Henrique Veloso está entre os dez finalistas do Piauiense Absoluto de Xadrez em Teresina / Foto por FPIX

A final do Piauiense Absoluto de Xadrez está sendo disputada no Clube Teresinense de Xadrez, situado no Edifício Joice Nunes, na Avenida Dom Severino, 1480 – 2º Piso – Fátima, Teresina – PI. A etapa final segue até o dia 21 de novembro onde todos jogam contra todos.

A premiação para os jogadores é de troféus e medalhas. O campeão garante vaga para jogar o Campeonato Aberto de Xadrez, o FLORIPA, em Florianópolis-SC, que acontece em janeiro de 2022.

Competições

Henrique Veloso garantiu o melhor resultado na categoria geral Absoluto e levantou o troféu no 3º Campeonato Picoense de Xadrez – Circuito Piauiense – no dia 16 de outubro, no auditório Desembargador Edvaldo Pereira de Moura, na Academia de Letras da Região de Picos (ALERP).

Na ‘Capital do Mel’ participaram 19 enxadristas inscritos, oriundos de cidades como Oeiras, Teresina, Picos, Vila Nova do Piauí, entre outras, e foi dividido nas categorias Absoluto, Picoense (inscritos por Picos), Sub-15 (até 15 anos) e na categoria Feminina. A vitória foi dedicada ao colega Artur Galvão da cidade de Teresina que faleceu em janeiro deste ano.

Henrique Veloso teve o seu primeiro contato com o esporte na escola, precisamente em abril de 2019. Em junho do mesmo ano, o enxadrista aluno do Instituto Monsenhor Hipólito (IMH) conquistou o 1° lugar, nos Jogos Intercolegiais Cordimarianos (JIC’S) no qual competiu com estudantes de 04 estados brasileiros.

Publicidade

No mês de novembro, Henrique participou do 1° Campeonato Picoense de Xadrez e obteve a 2° colocação. No ano seguinte, em março de 2020, ele foi campeão no 2º Campeonato Picoense, ambos organizados pelo Clube Picoense de Xadrez (CPXADREZ).

O enxadrista picoense participou também da Taça Internacional de Xadrez de Teresina Online, e obteve o 4º lugar entre os piauienses, sendo o melhor das cidades do interior.


CONTEÚDO RELACIONADO

Henrique Veloso conquista troféu absoluto no 3º Campeonato Picoense de Xadrez

CPX promove o II Campeonato Picoense de Xadrez; veja fotos


Veja mais fotos da etapa final do Piauiense Absoluto que acontece em Teresina

Fotos da Federação Piauense de Xadrez

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS