Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Falece, em Teresina, a advogada picoense Renata Vérica; OAB-PI decreta luto de três dias

Publicado

em

Faleceu no início deste sábado (16) a advogada Renata Vérica de Sousa Silva, na capital do estado, onde residia e também formou-se e atuava em sua profissão. Ela é filha de Picos e seu corpo será trazido para o município ao meio-dia para ser sepultado.

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Piauí, lançou uma nota de falecimento e decretou luto de três dias pela advogada que, segundo o presidente estadual, Celso barros, era muito atuante na categoria.

Confira abaixo a nota:

“A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento da Advogada Renata Vérica de Sousa Silva, ocorrido neste sábado (16), em Teresina, estabelecendo-se luto oficial de três dias. O velório está sendo realizado na Pax União e, às 12h:30, o corpo será levado para o município de Picos, onde acontecerá o enterro.

Para o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, “Renata foi um exemplo, formou-se em Direito como uma das primeiras da turma e estagiou por concurso no Tribunal do Trabalho. Tive a honra de entregar-lhe a Carteira de Advogada e, sem dúvidas, foi um momento marcante e emocionante. Nos dias seguintes recebi a Renata pleiteando participar de Comissões da OAB e ela participava de várias ações institucionais. Era uma pessoa ativa, inteligente, dedicada e que não havia limitação alguma para a sua atuação e presença. Estamos muito tristes com a perda de uma grande mulher e que deixa o exemplo de vida”, afirma.

Publicidade

Renatinha, como era carinhosamente chamada, recebeu a carteira profissional da OAB-PI e o Estatuto da OAB em Braille, em março de 2019, momento especial na OAB. À família e aos amigos, a OAB Piauí apresenta os sentimentos pela perda de Renata Vérica”.

A advogada Renata Vérica é formada pelo Instituto Camilo Filho e recebeu a Carteira da OAB em março deste ano, o que para ela e sua família foi uma grande conquista. Ela era aluna de Pós-graduação da Escola do Legislativo do Piauí.

Na conta do Instagram da @escoladolegislativo_pi foi registrada uma imagem com renata e sua turma de pós, com um texto que falava sobre superação. Confira abaixo:

“Exemplo de superação e perseverança. Renata Vérica, que está sentada ao lado da coordenadora de pós-graduação, Socorro Barreto, nasceu cega e com deficiência física. Mas nem por isso desistiu de lutar pelos seus ideais. Conseguiu se formar em Direito só ouvindo os professores do curso de uma faculdade particular de Teresina. Passou também no exame da OAB-PI. Para ampliar seus conhecimentos na profissão, ela se matriculou na pós em Direito Penal e Processo Penal, iniciada neste fim de semana na Escola do Legislativo. Para a equipe da instituição é uma honra tê-la como aluna (assim como os demais) porque mostra que não há limites para quem deseja alcançar seus objetivos através do ensino. A Educação transforma sonhos em realidade”.

Atualizada às 12h00

“A advogada Renata Vérica de Sousa Silva, 26 anos, natural de Picos/PI, veio a óbito na manhã deste sábado (16/11), na Unidade de Terapia Intensiva da Pronto Med, na capital do estado, onde residia há mais de 15 anos.

Em Picos, viveu toda sua infância no bairro Malva e estudou no Colégio Santa Rita. Portadora da Síndrome Mucopolissacaridoise tipo 6 – condição causada pela deficiência da enzima arilsulfatase B (ASB),  teve que transferir seu domicílio para Teresina em 2004 em busca de um tratamento mais especializado.

Publicidade

Em 2005, perdeu a visão em decorrência de uma hidrocefalia ocasionada pela citada e rara doença que era acompanhada e estudada de perto por doutores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e de São Paulo.

Após estudar no Colégio das Irmãs e no Diocesano, em Teresina, Renata Vérica se formou em Direito em agosto de 2018 na Faculdade Camilo Filho. Em seguida passou no dificílimo exame de admissão da Ordem dos Advogados do Brasil e recebeu a Carteira da OAB das mãos do atual presidente Dr. Celso Barros Neto. Recentemente, matriculou-se ainda na pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal da Escola do Legislativo Piauiense.

Sua família vivenciou de perto toda essa formação e superação de obstáculos de Renatinha, como era carinhosamente conhecida. Principalmente quando a mesma perdeu a visão e sua mãe não desistiu de realizar todos os sonhos da filha lendo todos os livros para a mesma alcançar suas metas.

A profissional era membro da Comissão Estadual das pessoas com deficiência da OAB/PI e vinha atuando em Teresina e em Picos/PI em parceria com o primo e também advogado Gláuber Silva. A última diligência profissional da mesma foi no dia 16 de outubro, no Pleno do Tribunal Regional do Trabalho onde acompanhou seu sócio em uma defesa oral de um processo trabalhista.

Renata Vérica era filha de Walter Antônio da Silva (empregado público da AGESPISA) e de Maria Cleidivan da Silva Sousa. Deixa um único irmão, o farmacêutico Rennan Wálter, que é bioquímo das Farmácias Globo e assessor do Conselho Regional de Farmácia – CRF.  

Publicidade

Seu corpo chega a Picos às 18h00min e será velado na Funerária PAF Vida localizada na Rua do Cruzeiro. Neste domingo (17/11) ocorrerá a missa de corpo presente e seu sepultamento na cidade de Francisco Santos, terra natal dos seus pais.”

Ascom

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS