DESTAQUES

Fepiserh entrega enfermaria pediátrica a Hospital de Picos; mutirão de cirurgias marca inauguração

Publicado

em

A Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares – Fepiserh – inaugurou, na manhã desta sexta-feira (11), a mais nova enfermaria da ala pediátrica do Hospital Regional Justino Luz em Picos e a brinquedoteca, ambas totalmente climatizadas. Junto à inauguração, será realizado um mutirão de cirurgias eletivas em crianças a partir desde sábado.

Estiveram presentes diversas autoridades, entre elas o presidente da Fepiserh, Welton Bandeira; a diretora do HRJL, Samara Sá; a diretora financeira do HRJL, Milena Santos; o deputado estadual Pablo Santos; o secretário de Saúde de Picos, Dr. Júnior Santos; a diretora administrativa do Centro Integrado de Especialidades Médicas, Maria Santana; o diretor clínico do CIEM, Dr. Pascoal Gomes; e os vereadores e suplentes: Renato, Creuza Nunes e Fátima Sá; e o secretário de Meio Ambiente, Francisco Armínio.

Welton Bandeira, presidente da Fepiserh, explicou como funcionará o mutirão de cirurgias para crianças em Picos durante este final de semana, a fim de marcar a inauguração da enfermaria pediátrica.

“Estamos inaugurando hoje a abertura dos serviços da ala pediátrica e de obstetrícia aqui no Hospital Regional Justino Luz. Para marcar essa inauguração, teremos um mini mutirão de atendimentos e cirurgias eletivas para crianças. Serão realizados atendimentos hoje e amanhã teremos as cirurgias com o Dr. Vinícius Pontes, um conceituado médico pediatra. Vale ressaltar que a quantidade de cirurgias não tem número exato, pois as crianças ainda serão avaliadas”, disse ele.

Ele comentou ainda a reestruturação do planejamento para pagamento dos salários atrasados dos servidores da rede pública de saúde.

Publicidade

“Apresentamos um cronograma de pagamento ao Conselho Regional de Medicina, ao Conselho Regional de Enfermagem e a alguns outros órgãos. Neste cronograma, a expectativa é de que os salários de todos os servidores estejam em dias até dezembro. Este é um desejo antigo do Governo do Estado, que foi apresentado em conjunto pelas Secretarias de Saúde e Fazendo e pela Fundação”, relatou.

O deputado estadual Pablo Santos, e ex-presidente da Fundação, relatou a alegria em ver o benefício chegando ao hospital, tendo sido esta, também, uma de suas lutas enquanto gestor da Fepiserh.

“É com grande satisfação que a gente vem ao Hospital Regional de Picos para participar de um momento tão especial para a saúde de nossa cidade e de nosso hospital que precisa, a cada dia mais, melhorar. Hoje o HRJL aumenta muito a capacidade de internação na pediatria, e o mais importante: com atenção e carinho pelas crianças que estão aqui. Nossa maior preocupação é ver esse atendimento humanizado, pois quando essas crianças vêm para cá, já vêm fragilizadas”, frisou.

Pablo Santos aproveitou a oportunidade para rebater as críticas feitas pelo ex-prefeito de Picos, Gil Marques de Medeiros, sobre a situação do Hospital Regional. “As críticas que são feitas ao hospital são válidas, precisamos melhorar sempre a qualidade do atendimento, porém é preciso destacar que todos os deputados e parlamentares que representam Picos tem a responsabilidade para trazer recursos para o município. Por exemplo, o próprio suplente de senador tem a oportunidade de mandar recurso junto do senador Ciro Nogueira que é um dos maiores senadores que vem ajudando a saúde do estado mas até o momento o Hospital de Picos não foi contemplado com nenhuma emenda federal do representante picoense. Cobrar e criticar é um direito de cada cidadão que usa o sistema único de saúde mas precisamos também da ajuda dele como parlamentar. O hospital é do povo e temos que pensar para melhorarmos de forma coletiva, com a ajuda de todos independente de lado político tanto a nível municipal como estadual”, finalizou Pablo Santos.

A diretora do Hospital Regional Justino Luz, Samara Sá, relatou que, com a inauguração da enfermaria, o atendimento será aumentado em 30%, o que beneficiará a população de Picos e macrorregião, os quais fazem uso do serviço público, que também será melhorado.

Publicidade

“Com a inauguração da ala pediátrica a enfermaria tem a capacidade de aumento em 30%. Vai aumentar a área de atendimento, dando assim amplitude. Teremos benefícios no sentido de melhores condições para crianças e acompanhantes. Com a inauguração da brinquedoteca, teremos a parte lúdica recuperada. Enfim, é um ambiente que foi feito para deixar o clima que é de sofrimento e dor, mais ameno, tranquilo”, destacou.

A diretora do CIEM, Maria Santana, esteve presente na inauguração da ala pediátrica do HRJL. Ela mencionou a importância do ganho para Picos e região. “Hoje a cidade de Picos e todas as cidades da macrorregião estão sendo contempladas com mais esse ganho na área da saúde. Eu, como gestora de um órgão da saúde, fico extremamente feliz por ver nossa Picos aumentando espaços voltados para essa área que é uma das mais importantes na vida do ser humano. Nosso desejo é que todas as autoridades se voltem para Picos e destinem recursos para que aumentem esses benefícios que contemplam mais de 60 municípios”, disse ela.

O Secretário de Saúde de Picos, Dr. Júnior Santos, ressaltou a beleza do ambiente e disse ser esse o avanço da saúde no município. “Eu falei recentemente que, mesmo sem ser uma obra da Secretaria de Saúde, não deixamos de ter uma ligação com o Estado, com a Fepiserh. No início de nossa gestão inauguramos o PAIM e hoje fazemos cerca de cinco mil atendimentos às nossas crianças, e agora um serviço de pronto atendimento para recebê-las. Vemos aqui um ambiente humanizado, bonito, bem organizado. Isso, como gestor, só nos faz ser gratos em vermos mais esse serviço em nossa cidade. É o avanço da Saúde em Picos”

Após visitação das autoridades à ala pediátrica, todos se deslocaram para um segundo espaço do Hospital Regional, a fim de participarem, juntamente com as crianças que estavam internadas ou aguardando atendimento, de uma festa preparada para elas, no dia em que antecede o Dia das Crianças.

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile