Connect with us

GERAL

Hemocentro de Picos precisa de doações para manter estoque de tipo sanguíneo negativo

Publicado

em

O Hemocentro Regional de Picos, nos últimos meses, está com baixa na quantidade de bolsas de sangue para determinados tipos sanguíneos, necessitando de doações para normalização do estoque. A coordenadora do órgão, Karla Guimarães, informou que quando apresenta este tipo de deficiência, é necessário solicitar no Hemopi da capital Teresina.

“A gente mantem sempre o estoque, a gente sempre está tendo uma bolsa ou outra, mas sempre falta, as vezes a gente tem que pedir uma bolsa em Teresina, principalmente as negativas A negativo, B negativo, O negativo. Eu venho pedir para quem tem esse tipo sanguíneo ter mais compaixão, comparecer mais ao Hemocentro”, disse.

A coordenadora explica que as pessoas estão cada vez doando menos, tem dias que o Hemocentro recebe dois doadores por dia, metade do que o órgão necessita. “Muito triste, pois a gente tem uma microrregião imensa, tem muitas pessoas que dependem do Hemocentro, e quando eu chego aqui, chega cinco horas da tarde e diz só deu cinco doadores aí eu fico triste”, contou.

Karla Guimarães conta quais são os benefícios que um doador assíduo pode ter. E falou também sobre a doação de medula óssea que ainda é baixo o número de doadores. “ Hoje não só no concurso municipal, mas na questão federal e estadual que ganha, tem gente que vem doar uma vez e acha que não vai pagar o concurso, só alguns concursos têm que ser doadores assíduos, mais de três vezes que fica a taxa zero para o concurso. E os exames que você fica sabendo os resultados, pois é muito bom que você acaba fazendo uma triagem. A questão de doações de medula óssea infelizmente só aumenta quando se tem algum parente ou conhecido que aumenta o cadastro”, explicou.

Como doar

Publicidade

Para doar sangue, a especialista explica que a primeira coisa necessária é que o doador precisa estar se sentido bem. A partir disso, deve comparecer no Hemocentro portando documento oficial com foto e válido no território nacional, além da documentação, também precisa pesar mais de 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos responsáveis.

O Hemocentro também faz mobilizações para o cadastro de doadores de medula óssea, sendo exigido os mesmos documentos necessários para doação de sangue, mudando apenas o requisito que se refere a idade. Estão habilitados para se cadastrar pessoas entre 18 a 55 anos.

 

 

Fonte: Grande Picos

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS