Connect with us

DESTAQUES

Henrique Veloso conquista troféu absoluto no 3º Campeonato Picoense de Xadrez

Publicado

em

O enxadrista Henrique Veloso disputou o 3º Campeonato Picoense de Xadrez – Circuito Piauiense – no último sábado (16), no auditório Desembargador Edvaldo Pereira de Moura, na Academia de Letras da Região de Picos (ALERP).

A competição foi promovida pelo Clube Picoense de Xadrez que teve à frente o enxadrista Breno Alves, juntamente com a ativista cultural, professora Marli Veloso, e contou com o apoio da ALERP e FPIX (Federação Piauiense de Xadrez).

Henrique foi destaque no campeonato em Picos na edição 2021 que teve 19 enxadristas inscritos oriundos de cidades como Oeiras, Teresina, Picos, Vila Nova do Piauí, entre outras, e foi dividido nas categorias Absoluto, Picoense (inscritos por Picos), Sub-15 (até 15 anos) e na categoria Feminina.

Henrique garantiu o melhor resultado na categoria geral Absoluto e levantou o troféu. A vitória foi dedicada ao colega Artur Galvão da cidade de Teresina que faleceu em janeiro deste ano.

Ele contou um pouco também como o xadrez mudou sua vida.

“O xadrez depois que entrou na minha foi como paixão e já começou mudar bastante, mas não seria nada sem ajuda dos outros. No começo com o Breno e no ano passado tive evolução muito grande por causa do Luís Carlos, que disse que me viu com potencial muito grande e me indicou para o Severino que é outra pessoa que foi muito essencial”, disse Henrique direcionando sua motivação ao amigo Artur. “Sempre com ele no peito e fazendo por ele sempre”.

Publicidade

A próxima etapa acontece em Parnaíba nos dias 23 e 24 de outubro. A passagem pela cidade garante vaga na grande final que está prevista para o mês de novembro, entre os dias 11 e 22.

Em tom de agradecimentos, Henrique falou sobre a rifa que organizou em prol de angariar recursos e teve o apoio da escola Instituto Monsenhor Hipólito através da ajuda da Irmã Ana Teresa, professores e amigos.

O reconhecimento do potencial de Henrique foi destacado pelo presidente Luís Carlos, da Federação Piauiense de Xadrez, durante o evento. Luís Carlos, fez uso da palavra para falar sobre o campeonato e parabenizar o enxadrista Henrique Veloso.

No ano passado, durante o II Campeonato Picoense de Xadrez, Henrique se destacou como o melhor na categoria picoense. Ele é membro do Clube Picoense de Xadrez (CPX) e na época disse que a ideia de criação do CPX partiu da visibilidade de Picos possuir jogadores, mas não existir nenhuma organização.


Conteúdo Relacionado: CPX promove o II Campeonato Picoense de Xadrez; veja fotos


Na categoria Feminina, o destaque foi para a enxadrista Luzivânia de Sousa Araújo da cidade de Vila Nova do Piauí. Ela participou das três edições da competição.

No Sub-15, João Paulo, repetiu o feito da edição passada levando a melhor. Na categoria Picoense, quem obteve o melhor resultado foi Rafael.

Publicidade

No uso da palavra a ativista cultural Marli Veloso, agradeceu a todos que apoiaram mais uma realização do Campeonato Picoense de Xadrez. Entre os apoiadores estão representantes de entidades que são: Deolinda Marques (ALERP), Luís Carlos (FPIX), e os amigos que apoiaram o campeonato: Severino Januário, Dr. José Gomes, Eliêde, Odali Freire, Vilebaldo Rocha, Eva Graça, Edvânia Barros – Programa Inspiração Cultural.

O 3º Campeonato Picoense de Xadrez contou com empresas apoiadoras, tais como: União Drogarias Print Serigrafia, Barão dos Salgados, Ana e Jesus Confeitaria, Cidades na Net e Secretaria de Cultura de Vila Nova do Piauí.

No apoio literário, a escritora de Alagoinha do Piauí, Eva Graça, doou um livro intitulado Uma violência chamada Bullyng, entre outros exemplares expostos.

Conteúdo Relacionado: PICOS | ALERP sedia o 3º Campeonato Picoense de Xadrez

Facebook

MAIS ACESSADAS