Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Imepi autua 20 caminhões em Picos por irregularidades nos cronotacógrafos

Publicado

em

Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) autuou 20 veículos por irregularidades nos no município de Picos localizado a 306 KM ao Sul de Teresina. A ação que fiscalizou mais de 100 veículos ocorreu em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE). O balanço da operação foi divulgado nesta sexta-feira (2).

De acordo com o inspetor da PRF Charlton Nascimento, a fiscalização do cronotacógrafo é de grande importância, afinal o uso deste aparelho é uma exigência legal e pode ser aceito como prova em caso de acidentes ou denúncias de má condução.

“Este instrumento registra a velocidade e a distância percorrida do veículo, em função do tempo decorrido. Apresenta ainda informações relacionadas ao condutor como o tempo de trabalho, de parada e de direção”, disse.

Segundo o inspetor, o cronotacógrafo é um equipamento utilizado em apenas alguns países. No Brasil, desde 1991 é obrigatório que todos os veículos com capacidade superior a 10 ocupantes e peso acima de 4.536 kg tenham o instrumento.

“O primeiro objetivo para esse equipamento ser implantado no Brasil, foi para que o Ministério do Trabalho pudesse avaliar e ponderar sobre a quantidade de horas de trabalho realizada por condutores de veículos passageiros e carga”, contou.

Publicidade

Charlton Nascimento acredita que os veículos atuados não estariam com o certificado de regularidade adimplente. “O cronotacógrafo necessita de um certificado de regularidade que dura um período de dois anos. O que aconteceu com esses veículos é que eles estavam irregular ou até mesmo com o aparelho violado”, finalizou.

G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS