Connect with us

DESTAQUES

Incidência de casos e suspeita de variante em Picos chamam atenção no Piauí

Publicado

em

No Piauí, das 13 cidades com maior taxa de incidência de casos novos da Covid-19 nos últimos 15 dias, 10 estão localizadas na região de Picos. A informação foi repassada na quarta-feira (16) ao OitoMeia pelo pesquisador Emídio Matos, doutor em Ciências Biomédicas e membro do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da UFPI.

O pesquisador pontuou que a estatística revela que ainda existe uma quantidade considerável de vírus circulando pelo estado e fez um alerta para a Vigilância Sanitária. Para o professor, é preciso identificar onde estão os pontos de surto da Covid-19, inclusive, também rastrear a possível presença da variante Delta no estado.

No último sábado (11), um homem de 72 anos, suspeito de infecção pela variante Delta, morreu em decorrência das complicações do coronavírus no Hospital Regional Justino Luz, em Picos. O idoso estava em São Paulo e havia chegado, recentemente, no município em um ônibus clandestino. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) informou que já identificou o veículo e que está na busca pelos demais passageiros.

“A região de Picos tem um grande fluxo de caminhoneiros, de ônibus clandestinos. O caso do idoso que faleceu e que está com suspeita da variante Delta é de um idoso que viajou de ônibus clandestino. Isso é o que chamamos de dimensão social da doença, um velho problema nosso […] Então, não se sabe se essas pessoas que estavam nesse ônibus usaram máscara corretamente, qual o nível de higienização. É difícil de rastrear”, frisou.

Emídio Matos chamou atenção também para a taxa de ocupação de leitos na região de Floriano e Uruçuí, no extremo Sul do Piauí, que alcançou novamente o índice de 100%. Ou seja, está com todos os leitos destinados para a Covid-19 ocupados. Já a região da Chapada das Mangabeiras, também na região Sul, está com tendência considerada negativa: saiu da faixa verde para amarela.

Publicidade

“[Esses dados mostram que] temos uma situação instável e se relaxarmos poderemos perder novamente o controle da pandemia”, avaliou.

Fonte: OitoMeia

Facebook

MAIS ACESSADAS