Connect with us

Picos

Maria Santana se filia ao MDB e deixa a direção do CIEM em Picos

Publicado

em

A jornalista Maria de Sousa Santana deixou a diretoria administrativa do Centro Integrado de Especialidades Médicas de Picos. O pedido exoneração é datado do último dia 14 de agosto, mas, somente nesta quinta-feira, 20 de agosto, chegou ao chefe do Executivo Municipal, padre Walmir Lima, por meio de um funcionário do CIEM.

O pedido de exoneração e afastamento da gestão causou surpresa, considerando a história pessoal e política construída ao longo dos anos entre o padre Walmir e Maria. A desincompatibilização pode ser mais um desdobramento do recente rompimento político entre o prefeito de Picos e o empresário Araujinho, que é pré-candidato a prefeito pelo PT.

Maria Santana estava à frente do órgão há um ano. Ela havia sido nomeada pelo padre Walmir em agosto do ano passado. Na época em que foi nomeada, Maria era o nome defendido pelo prefeito como a pré-candidata a prefeita do grupo governista. Em meio as articulações políticas para a sucessão municipal, Araujinho foi o nome escolhido pelo PT para disputar a Prefeitura de Picos. Maria Santana, mais uma vez, detendo de toda a confiança do padre Walmir, foi a indicada para compor a chapa como vice, o que também não ocorreu, inclusive, por decisão da própria Maria, que decidiu por recuar da disputa.

Padre Walmir e Maria Santana – Foto: Reprodução

A jornalista esteve junto com o padre Walmir na vida pública desde que o mesmo era vice-prefeito de Picos e secretário municipal de Educação, no cargo de assessora de comunicação. Quando o padre foi eleito prefeito, Maria passou a fazer parte do alto escalão do governo municipal, ocupando diversas secretarias como a de Governo, Finanças, Meio Ambiente, Cultura e a Comunicação. Maria conquistou tamanha confiança do prefeito que possuía liberdade para tomar decisões administrativas e até políticas, o que a tornou bastante conhecida e bem relacionada no meio.

Filiação
Em meio a disputa interna pela sucessão municipal no grupo político liderado pelo padre Walmir, com a filiação do empresário Araujinho ao PT, ocorrida em dezembro de 2019, Maria Santana decidiu por deixar o Partido dos Trabalhadores e chegou a anunciar que filiaria ao PL para continuar na disputa, no entanto, de forma silenciosa e sem divulgação nos meios de comunicação, Maria Santana se filiou ao MDB.

Publicidade

O padre Walmir também teria sido surpreendido com a informação da filiação de Maria Santana ao MDB, partido ligado ao empresário Araujinho.

A filiação, conforme a relação disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral, aconteceu no dia 04 de abril, data-limite para filiação a um partido político com vistas às eleições municipais de 2020. A filiação teria sido articulada pelo deputado Severo Eulálio e pelo vereador Hugo Victor.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS