Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Na Diocese de Picos, Semana Santa será celebrada sem a participação presencial dos fiéis; veja o que mudou

Publicado

em

A Diocese de Picos divulgou um documento com uma série de orientações para as celebrações da Semana Santa deste ano, considerando as medidas preventivas de combate a pandemia do coronavírus (COVID-19), determinadas pelo Ministério da Saúde, bem como, as orientações litúrgicas feitas pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos e pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Conforme o documento, assinado pelo bispo Dom Plínio José Luz da Silva, as celebrações da Semana Santa serão realizadas apenas na Igreja Catedral e nas igrejas paroquiais, inclusive, nas sedes das áreas pastorais, mas sem a participação presencial dos fiéis, e transmitidas pelos meios de comunicação para facilitar a participação dos fiéis em suas casas.

Algumas celebrações tiveram as datas alteradas, como a Procissão de Passos, que foi transferida para o dia 14 de setembro, a Missa do Crisma, que foi adiada para o dia 04 de agosto, às 19 horas, para facilitar a participação dos fiéis que trabalham durante o dia.

Outras celebrações tiveram apenas alterações nos ritos. No Domingo de Ramos, esse ano, não haverá procissão antes da Missa. Na quinta-feira Santa, na Missa da Ceia do Senhor, não será realizado o lava-pés e a procissão com o Santíssimo após a comunhão. Já na Vigília Pascal, o bispo orientou que não seja realizada a bênção do fogo na fogueira fora da igreja. Na celebração também não haverá batismo, permanecendo apenas a renovação das promessas batismais.

Clique aqui e veja o documento na íntegra!

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS