Connect with us

DESTAQUES

Nordestão de Xadrez reúne estudantes e profissionais; picoenses e vila-novenses ficam entre os melhores

Publicado

em

Entre os dias 21 e 24 de julho a cidade de Teresina, capital do Piauí, sediou importantes competições de Xadrez a nível nacional.

O evento foi organizado pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e Federação Piauiense de Xadrez (FPIX). Além dos nove estados da Região Nordeste, esteve presente enxadrista de Goiás.

No dia 21, a disputa do Regional Nordeste de Xadrez Escolar 2022 teve participação de vinte enxadristas no Clube Teresinense de Xadrez.

A competição foi realizada no sistema suíço em 6 rodadas na modalidade xadrez rápido, dividido por categorias: Ensino Fundamental Anos Iniciais (absoluto e feminino), Ensino Fundamental Anos Finais (absoluto e feminino) e Ensino Médio (absoluto e feminino).

O Regional Escolar teve a participação do Mestre Nacional, Henrique Haiashi, de apenas 7 anos de idade sendo o campeão de sua categoria e ficando entre os primeiros colocados da classificação geral.

O evento foi transmitido ao vivo no canal do Youtube da Federação Piauiense de Xadrez.

Publicidade

A escola que se sagrou campeã foi o Centro Educacional CEFA de Caxias do Maranhão.

Classificação

Os estudantes enxadristas na categoria Ensino Fundamental Anos Iniciais Masculino (1° ao 5° ano) que ficaram entre os primeiros são: Henrique Haiashi (São Luís-MA), Eduardo Carvalho e Vitor Emanoel (Vila Nova do Piauí-PI), respectivamente em 1°, 2° e 3° lugar.

Da esquerda para a direita: Henrique Haiashi (São Luís-MA), Eduardo Carvalho e Vitor Emanoel (Vila Nova do Piauí-PI)

Na categoria Anos Iniciais Feminino (1° ao 5° ano) são: Letícia Mesquita (Teresina-PI), Ana Clarissa Veloso (Picos-PI) e Vida Sofia (Vila Nova do Piauí-PI), respectivamente em 1°, 2° e 3° lugar.

A participação dos enxadristas de Vila Nova do Piauí no Nordestão em Teresina teve apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Cultura.

A categoria Ensino Médio o vencedor foi João Gabriel que ficou em 1° lugar, Henrique Veloso no 2° lugar, Matheus Henrique na 3ª colocação e João Paulo como 4° colocado.

Da esquerda para direita: Matheus Henrique (3° lugar), João Paulo (4° lugar), João Gabriel (1° lugar) e Henrique Veloso (2° lugar).
Em pé Dr. José Gomes, enxadrista e referência do xadrez  piauiense. Sentado, o presidente da FPIX, Dr. Luís Carlos Sales.
À direita ( em pé e de blusa verde) o árbitro principal: Árbitro Nacional Júlio José da Silva Neto.

Nos Anos Finais do Ensino Fundamental a classificação ficou a seguinte: Bernardo Caio, João Marcelo, Ferdinando Araújo e João Miguel (1° ao 4° lugar respectivamente).

A campeã do Ensino Fundamental Feminino Anos Finais é Maria Beatriz

O 1° lugar na categoria Ensino Médio Feminino foi para Raira Gracyane.

No segundo lugar tamb´ém na categoria Ensino Médio Feminino ficou Clara Maisa

Regional Nordeste Absoluto de Xadrez

No decorrer dos dias 22 e 24 foi a vez do Regional Nordeste Absoluto de Xadrez 2022 (Nordestão 2022). A competição foi disputada no Blue Tree Towers Hotel e reuniu 52 enxadristas com premiação de R$ 4.000, 00 e garantia de vaga para a final do Campeonato Brasileiro.

Membros da equipe de organização: Rodrigo Oliveira (em pé), Erasmo Falcão, Marli Veloso e Lia Sousa.

Entre eles estiveram presentes os Mestres Nacionais de Xadrez representando os estados do Piauí, Maranhão, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Bahia, Pará e São Paulo.

No Absoluto quem obteve os melhores resultados e se sagrou campeão foi Edmundo Reis, enxadrista do Maranhão (MA).

Campeão absoluto (à esquerda) ao lado de Luís Carlos, presidente da FPIX.

O vice-campeão foi Márcio Jordão representando o Rio Grande do Norte (RN).

Jeziel Vieira da cidade de Coivaras do Piauí conquistou o 3° lugar no Absoluto.

De Teresina, José Pacífico foi destaque na categoria Melhor + 65 anos absoluto

O enxadrista da cidade de Picos, Henrique Veloso, estudante do Instituto Monsenhor Hipólito (IMH), ficou com o melhor resultado e foi campeão Sub-18 na categoria Absoluto.

“Considero muito importante participar deste tipo de torneio onde podemos adquirir mais conhecimento com jogadores bem fortes, lições dentro e fora dos tabuleiros que serão levadas para vida. A gente aprende com o xadrez muita disciplina e aprende que a constância é muito importante e que todo o esforço será gratificado. Quero agradecer à minha família, aos amigos que o xadrez me deu, aos meus professores Breno Alves, Severino Januário, Lázaro Miranda, Caio Sales, ao João Gabriel e família, à equipe da Virtex e do Cidades na Net, ao Instituto Monsenhor Hipólito (IMH) e à Dra. Wecilândia que cuidam de mim desde a minha tenra infância”, agradece Henrique Veloso.

O Piauí se destacou no feminino com a enxadrista Maria Clara representando a cidade de Teresina.

Depoimentos

Lázaro Miranda, enxadrista, coordenador do Torneio Escolar e professor do primeiro curso de Especialização em Xadrez do país que está sendo realizado pela UFPI avaliou de forma muito positiva a realização do evento. De acordo com a organização 30% dos inscritos eram mulheres.

Publicidade

“Consideramos que ainda podemos melhorar nesse aspecto, mas temos observado um crescimento constante da participação feminina nos torneios de xadrez e uma grande participação de enxadristas do interior do estado do Piauí. Como exemplo temos a cidade de Picos e Vila Nova do Piauí aparecendo no pódio em diversas categorias. O evento pôde contribuir de maneira significativa fomentando a troca de experiências entre os pequenos enxadristas, permitindo que estes coloquem em prática seus estudos, se desafiem e possam ter interações com jogadores de diversos níveis”, acrescentou Lázaro.

A ativista cultural, Marli Veloso, residente em Picos e membro do clube de xadrez de Vila Nova do Piauí participou do evento e acompanhou os filhos Henrique e Ana Clarisse.

Marli Veloso ao centro da imagem

“O Clube Vila-Novense de Xadrez, criado em 2019, é uma iniciativa da Biblioteca Patativa do Assaré e tem gerado bons frutos. As crianças têm interesse e sempre se destacam nos campeonatos dos quais participam. Esse foi o primeiro torneio oficial e de caráter regional que participaram e, certamente, foi um momento de muita aprendizagem e fortalecimento de vínculos de afeto, além de impulsionar o xadrez na Cidade Poesia”, destacou a professora Marli Veloso.

Luzivânia Araújo é membro do Clube de Vila Nova do Piauí. A ‘Cidade Poesia’ como é conhecida foi bem representada em Teresina e trouxe bons resultados.

“As crianças do Clube Vila-Novense de Xadrez se destacam pela coragem, dedicação e empenho e representam muito bem Vila Nova e o esporte do Xadrez. Que continuemos sempre nesse caminho, estudando, treinando e se dedicando para podermos ter controle emocional, obter habilidades em todas as áreas da vida e sermos pessoas melhores”, disse Luzivânia.

Fotos do Regional Escolar

Regional Nordeste Absoluto de Xadrez

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS