Connect with us

Picos

NOVEMBRO AZUL | Saúde de Picos inicia campanha de prevenção ao câncer de próstata

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Picos iniciou, na tarde desta terça-feira (05), a campanha Novembro Azul, cujo objetivo é alertar a sociedade, especificamente a classe masculina, a cuidarem da saúde, com foco no rastreio precoce e prevenção do câncer de próstata.

A abertura da campanha aconteceu na Unidade Básica de Saúde do bairro Passagem das Pedras e está sendo conduzida pela Coordenação de Saúde do Homem, em parceria com estudantes e profissionais da Universidade Federal do Piauí.

Durante a abertura, alunos da UFPI ministraram uma palestra sobre o câncer de próstata, o que essa doença traz e quando o homem deve iniciar os cuidados.

Micherlla Brito

“Hoje estamos realizando essa atividade, abrindo os trabalhos do mês de novembro, que é uma campanha tão importante, pois trata do diagnóstico precoce do câncer de próstata, e junto com a Semana de Prevenção ao Câncer de Boca. Além das atividades educativas, a gente está fazendo o acompanhamento individual de cada paciente que queira fazer o exame de PSA (PSA é a sigla para Prostate-Specific Antigens, ou antígenos específicos da próstata em português) e encaminhando os homens do bairro para a realização do exame de próstata”, relatou Micherlla Brito, coordenadora de Saúde do Homem.

O secretário de Saúde, Dr. Júnior Santos, ressaltou a importância em estar sempre promovendo campanhas que influenciem as pessoas a cuidarem de suas saúde na prevenção, antes que se detecte um mal que não possa ser combatido.

Publicidade

Dr. Júnior Santos

“Hoje estamos encerrando a campanha Outubro Rosa e iniciando a Novembro Azul, campanhas estas que tratam da saúde da mulher e do homem. As pessoas têm que entender a importância da prevenção. Através da prevenção é que descobrimos precocemente algum mal que esteja nos acometendo. Uma campanha dessa natureza a gente abraça com todo coração, porque o objetivo maior é esse momento de conversa entre comunidade e profissionais, onde as pessoas que assistem a palestra se tornam, ao saírem daqui, multiplicadores de informação, de conhecimento, de ideias. Só através da prevenção, a gente consegue sucesso no tratamento”, disse ele.

A doença


Apenas no Brasil, existem mais de dois milhões de casos de câncer de próstata. O tratamento é feito com auxílio médico, sendo diagnosticado por um profissional especialista. Sempre requer exames laboratoriais ou de imagem. A próstata masculina produz um fluido seminal que nutre e transporta o esperma. Os sintomas incluem dificuldade em urinar, mas, às vezes, não há sintomas. Alguns tipos de câncer de próstata crescem lentamente. Em alguns casos, é recomendado monitoramento. Outros tipos são agressivos e necessitam de radioterapia, cirurgia, terapia hormonal, quimioterapia ou outros tratamentos. Consulte um médico para receber orientação. (Fontes: Hospital Israelita A. Einstein e outros)

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS