Connect with us

DESTAQUES

Novo prédio do Fórum e Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Picos é inaugurado

Publicado

em

Com o nome em homenagem ao ex-governador do Piauí, Helvídio Nunes de Barros, o novo Fórum da Comarca de Picos, localizado no bairro DNER, foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (23). No prédio está ainda o Juizado Especial Cível ao qual foi dado o nome do Juiz Virgílio Madeira Martins.

O evento contou com a presença de diversas autoridades políticas e do judiciário piauiense, tais como o Governador Wellington Dias; o secretário de Governo, Osmar Júnior; o Secretário de Fazenda, Rafael Fonteles; o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, o desembargador Sebastião Ribeiro; a Procuradora Geral de Justiça do Estado, Carmelina Moura; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Piauí, Celso Barros; o deputado Severo Eulálio, representando o presidente da Assembleia Legislativa; o procurador geral de Picos, Maycon Luz, a representar o prefeito do município; entre outras autoridades locais – juízes, promotores, advogados e vereadores.

O Governador do Estado, Wellington Dias, destacou a modernização do local e os benefícios que toda a região de Picos obterá com o novo fórum.

“É com alegria podermos participar do avanço da linha da modernização e melhores serviços para o povo de Picos e a região que abarca cerca de 45 municípios. O desembargador Sebastião garantiu, de forma organizada, a conclusão dessa obra. Destaco aqui o trabalho do desembargador Erivan Lopes que é desta região e foi quem idealizou este momento. Comemoro porque vamos ter um excelente serviço com ambiente mais adequado para os magistrados, assim como para todos os que fazem e precisam do judiciário. Este é um avanço importante para o Piauí”, disse ele.

O desembargador Sebastião Ribeiro frisou a cooperação que há entre os órgãos ligados ao Judiciário Piauiense e destacou que o novo prédio servirá de laço para a integração dos mesmos em Picos.

“O TJPI inaugura hoje, com grande alegria, esse fórum moderno e grande, assim como o Juizado Especial. Este é o maior investimento que o Poder Judiciário já fez aqui na região de Picos, que é um grande entroncamento rodoviário, assim como é polo de saúde e educação e merecia, portanto, um prédio da Justiça à altura dos picoenses. O prédio já começa a funcionar a partir de amanhã, plenamente. Temos uma cooperação tanto com o Ministério Público, assim como com a Defensoria Pública e OAB, e aqui teremos salas para funcionalidade de todos os órgãos de Justiça. Temos uma boa estrutura para a Justiça aqui em Picos”, destacou.

Publicidade

O juiz do Fórum da comarca de Picos, Adelmar de Sousa Martins, celebrou a conquista e ressaltou que todo o prédio foi construído pensando na acessibilidade para todos, com a instalação de rampas e elevadores, por exemplo.

“Hoje a comarca de Picos está em festa. Essa conquista é de todos nós, habitantes da macrorregião de Picos. A partir de hoje contamos com um espaço adequado para atender com dignidade e comodidade todos os jurisdicionados que necessitarem recorrer aos serviços do judiciário. É importante ressaltar que essa obra veio em boa obra. Estamos com uma estrutura moderna, com acessibilidade para todos, um auditório para 176 pessoas e instalação de elevadores. O trabalho, que já se faz de forma presencial, continuará em regime de rodízio, com adoção de todas as medidas de prevenção e transmissão do coronavírus”, mencionou.

Com uma sala voltada para o trabalho dos advogados picoenses dentro do novo prédio do Fórum de Picos, o presidente estadual da OAB, Celso Barros, afirmou ser este um espaço que trará dignidade para todos que necessitarem utilizá-lo.

“Este é um sonho de todos nós, advogados da região, e população em geral, pois é um espaço que dá mais dignidade a todos. É um espaço moderno e que atende à expectativas que todos nós queríamos. Aqui a OAB terá uma sala para trabalharmos, um espaço amplo para que possamos receber nossos clientes, possamos peticionar… Então estamos inaugurando hoje, também, essa sala para o benefício da advocacia de Picos”, celebrou.

O prédio abrigará o Juizado Especial Cível e Criminal, com cinco varas judiciais, dentre as quais duas são criminais, além de dois juízes auxiliares. Há espaço ainda para a instalação futura de novas varas.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS