Connect with us

DESTAQUES

Operação da PF cumpre 9 mandados contra empresários e servidores de prefeituras da região de Picos

Publicado

em

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (15) a Operação Paradoxo com o objetivo de apurar esquema de corrupção existente entre empresários e servidores públicos dos municípios de Ipiranga do Piauí e São Luís do Piauí. 

A ação, realizada em parceria com a Controladoria Geral da União, visa apurar a prática de crimes de corrupção ativa e passiva, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

25 Policiais Federais e três Auditores da CGU cumprem, ao todo, nove mandados judiciais de busca e apreensão nos municípios de Picos, São Luís do Piauí e Ipiranga do Piauí, todos localizados na microrregião de Picos. As ordens foram expedidas pela 1ª Vara Criminal Federal da Seção Judiciária do Piauí.

De acordo com a Polícia Federal, as investigações mostraram repasses vultosos de valores de empresas sediadas em Picos para agentes púbicos vinculados a municípios dessa microrregião. Ainda segundo a PF, os repasses, diversas vezes, ocorreram nas mesmas datas dos pagamentos realizados às empresas relativos a obras e serviços executados nos municípios envolvidos.

Até o momento, já foram apuradas irregularidades em procedimento licitatório que resultou na vitória de uma das empresas investigadas, bem como a remessa de valores a título de pagamento de vantagem indevida superior a R$ 1,5 milhão.

Publicidade

Além disso, restou demonstrada a utilização, pelo grupo criminoso, de pessoas interpostas com a finalidade de promover a lavagem do dinheiro obtido com a prática dos crimes.

O nome da operação (Paradoxo) é uma referência à contradição existente entre os fatos apurados e os princípios que devem nortear os servidores públicos.

Foto: Polícia Federal 

Ipiranga do Piauí

Em Nota, a Prefeitura de Ipiranga do Piauí informou que a documentação solicitada pelos agentes refere-se a licitações, contratos e pagamentos dos anos compreendidos entre 2018-2020, período de gestão do ex-Prefeito Zé Maria (2013-2020).

Na manhã de hoje (15/12/2021), a Polícia Federal, em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU) esteve na Prefeitura Municipal de Ipiranga do Piauí, em cumprimento a mandados de buscas e apreensões relativos à operação denominada “Paradoxo”, com o objetivo de apurar esquema de corrupção existente entre empresários e servidores públicos.

Publicidade

No munícipio de Ipiranga do Piauí a documentação solicitada refere-se a licitações, contratos e pagamentos dos anos compreendidos entre 2018-2020, período de gestão do ex-Prefeito Zé Maria (2013-2020).

A ação da PF em Ipiranga do Piauí foi acompanhada por agentes públicos municipais que prontamente colaboraram com as solicitações feitas.

Cidades na Net, com informações do CidadeVerde

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS