Connect with us

DESTAQUES

Picoense cai em golpe após tentar vender veículo pela internet

Publicado

em

O picoense Francisco de Assis Araújo Mendes foi vítima de um golpe, após tentar vender um veículo pela internet, por meio do site de compra e venda OLX.

A vítima buscou a Polícia Civil para relatar o crime. Segundo ela, após realizar o anúncio de venda do veículo Cross Fox, cor vermelha e placa NXH-5670, foi procurado por um homem, que se identificou como Gabriel Felix de Lima, e afirmou estar interessado no carro. O mesmo disse residir em Valença.

A negociação aconteceu por telefone e no dia seguinte a vítima e estelionatário fecharam negócio. No dia 06 de outubro, Gabriel afirmou ter feito depósito de R$ 29.000,00 na conta do picoense, que foi ao banco e ao consultar o extrato visualizou a transação bancária. Em seguida foi realizada a transferência do veículo.

Francisco percebeu que foi vítima de um golpe apenas no dia 11 de outubro, uma vez que o cheque utilizado pelo estelionatário havia sido devolvido. A vítima tentou entrar em contato com o mesmo através do telefone utilizado para realizar as negociações, porém não obteve êxito.

A Polícia Civil que investiga a extorsão. Até o momento não existem pistas do veículo nem do acusado.

Publicidade

O golpe

O golpe do envelope vazio tem ganho popularidade entre os golpistas brasileiros. O mesmo é relativamente fácil de ser aplicado

Funciona da seguinte maneira: uma pessoa vende um produto ou serviço para outra, ou faz um acordo financeiro para depositar um valor X na conta. Em alguns casos, a pessoa entrega um cheque sobre quem será aplicado o golpe, e pede para ela passar aquele valor em dinheiro ou fazer um depósito.

No caso do depósito do envelope, a pessoa que está aplicando o golpe vai depositar um envelope vazio, sem qualquer cheque ou dinheiro. Essa pessoa vai pegar o comprovante e enviar para a vítima. O comprovante vai estar mostrando o depósito, o valor. Só que as vítimas esquecem que o depósito só será confirmado quando alguém do banco pegar o envelope e verificar os valores dentro do envelope, depositando, efetivamente, os recursos na conta do destinatário. A vítima então, acreditando que o dinheiro foi depositado, entrega o serviço ou produto para o golpista, e fica a ver navios. No caso do cheque, quando depositado pelo envelope, ele geralmente é sem fundo.

Como evitar

Publicidade

Quando alguém fizer um depósito para você ou entregar um cheque, só entregue um produto ou serviço quando o dinheiro estiver disponível na sua conta, e não quando você receber um comprovante ou foto do dinheiro ou cheque. Se a pessoa falar que só vai fazer o depósito quando você entregar o produto ou serviço, faça então um contrato de compra e venda para o produto ou serviço. Ou peça para que a transferência seja realizada por um aplicativo ou programa online de pagamentos que permita o estorno do mesmo, caso o produto ou serviço não seja entregue. Isso dá uma garantia tanto ao vendedor quanto para o comprador.

Fonte: Picos40Graus

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS