Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Picoenses atendem, em sua maioria, decreto de isolamento e deixam ruas vazias

Publicado

em

Após emissões de decretos federal, estaduais e municipais, seguindo orientações da Organização Mundial de Saúde, que anunciaram o isolamento social, com base na prevenção e enfrentamento ao Covid-19, ou Coronavírus, universidades, escolas e estabelecimentos comerciais tiveram a única opção de baixarem suas portas a fim de evitar a propagação do vírus em questão e, consequentemente, um caos gerador de mortes.

Para alguns, uma simples gripe, mas para a maioria, uma doença que se espalha com facilidade e pode levar à morte, como anunciam os telejornais e sites de notícias a todo o momento mundo a fora.

A pandemia do coronavírus modificou a vida da maioria das pessoas do planeta. Em Picos não foi diferente. Após decretos municipais, que exigia o fechamento de todo e qualquer lugar que aglutinasse pessoas, as ruas da Capital do Mel estão, quase que totalmente, desertas.

Os comércios, em sua maioria, permanecem fechados. Ainda é possível encontrar farmácias, supermercados, padarias, açougues, mercadinhos e frutarias abertas, mas, seguindo orientação do último decreto municipal, emitido nesta terça-feira (24), o horário foi reduzido das 07h00 às 17h00, de segunda a sexta, e das 07h00 às 12h00 aos sábados.

Com uma rotatividade de mais de 100.000 pessoas por dia, vindas de toda a macrorregião, o município picoense vive dias de “feriado”, com ruas sem trânsito e com um número irrisório de pessoas espalhadas pelos poucos comércios abertos, em sua maioria, idosos.

Pelo que se vê, o referido grupo de risco tem sido um dos mais difíceis de manter isolado. E é possível que o número destes aumente nos próximos dias pelas ruas, considerando o pagamento da aposentadoria neste fim e início de meses.

Na noite desta terça-feira (24), em pronunciamento nacional, o Presidente Jair Bolsonaro pediu que as pessoas voltem à sua rotina, aos trabalhos e aulas, a fim de que a economia não seja atingida. Ele vem sendo um dos assuntos mais comentados nas redes sociais por sua fala que, para a maioria da população, foi infeliz, tendo em vista toda a preocupação mundial com o coronavírus.

Publicidade

Os governadores da Região Nordeste, de imediato, manifestaram-se que manterão seus decretos, tendo por principal meta a saúde e vida das pessoas.

Portanto, vale ressaltar que o isolamento social ainda vigora e que é preciso que as pessoas tomem todas as medidas de prevenção já explanadas pela OMS, Ministério da Saúde e Secretarias Estaduais e Municipais, tais como: lavar bem as mãos, higienizar com álcool todos os objetos que passem por muitas mãos (maçanetas, celulares, controles remotos), usar álcool gel, lavar roupas o mais rápido possível caso a pessoa que a usou tenha tido contato com terceiros e, reforçando mais uma vez, ficar em casa.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS