Connect with us

DESTAQUES

PICOS 128 ANOS | Secretaria de Saúde inaugura nova sede do CAPS AD

Publicado

em

A cidade de Picos é contemplada com mais uma ação da administração municipal. Através do prefeito padre, Walmir de Lima, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizaram na manhã desta segunda-feira, 10, a solenidade de inauguração da reforma do CAPS AD II (Centro Integrado de Atenção Psicossocial). O órgão atua no tratamento de pessoas que sofrem de dependência alcoólica e também de drogas ilícitas. O Caps Ad II está localizado na rua Dom Severino s/n, no bairro Parque de Exposição.

O prefeito municipal, padre Walmir de Lima, participou da solenidade de inauguração. O gestor deu as boas-vindas a todos os participantes, membros da instituição, representantes de secretarias e falou sobre mais uma conquista da gestão onde será ofertado serviços de saúde à população.

“Hoje estamos inaugurando esta casa após uma reforma de ampliação visando o aconchego para os que passarem por aqui porque nos preocupamos sempre com o bem do povo. É um benefício que esta casa promove onde trata pessoas vítimas do uso de álcool e também de outras drogas. Essa é uma obra que foi desenvolvida pela Secretaria de Saúde e a Prefeitura” destacou prefeito, padre Walmir.

O secretário municipal de Saúde, Waldemar Santos Júnior, também esteve presente e fez uso da palavra destacando a atuação à frente da pasta. O secretário acrescentou que a inauguração do Caps Ad II traz melhorias para o povo no auxílio do tratamento contra a dependência química. De acordo com Waldemar, a unidade passou por ampla reforma e dispõe também de veículos novos adquiridos com recursos próprios do município.

“Temos dois veículos novos recentemente adquiridos pelo município, uma ambulância e uma Van modelo Mercedes adaptada com elevador. Isso é pra auxiliar e melhorar ainda mais o atendimento e tratamento com os necessitados. Temos uma equipe muito preparada e nossas instalações estão prontas para atender” garantiu Waldemar.

Publicidade

Atualmente o Caps Ad possui um mil e nove usuários cadastrados.  No entanto a coordenadora, Maria do Amparo, afirmou que desse total, oitocentos e cinquenta pessoas já tiveram altas por fatores como recuperação, abandono das drogas, abandono do tratamento e até mesmo por óbito. No momento são atendidas 54 pessoas. Indagada sobre o processo de tratamento, Amparo disse que é um procedimento que se faz em conjunto com o auxílio tanto da família quanto do usuário que precisa ter persistência durante o processo.

“É um tratamento que oferecemos aqui e atuamos também na busca ativa tendo como objetivo entrar em contato conjunto com o usuário e a família, pois é uma situação que afeta tanto o dependente como também a família. Nesse caso a família precisa de auxílio e acompanhamento pra saber lidar com o usuário para que esse evite a desistência” explicou Amparo.

Ainda segundo a coordenadora, são aplicadas metodologias no tratamento objetivando a reinserção do paciente na sociedade e no mercado de trabalho.

“A equipe pedagoga trabalha também em oficinas terapêuticas e oficinas para geração de renda. Trabalhamos com oficinas de resgate dos laços familiares. Entre as diversas atividades voltadas para o tratamento, desenvolvemos também a produção artesanal e preparo para o mercado de trabalho como forma de reinseri-lo na sociedade. Outro fator que é trabalhado pela equipe é sobre os cuidados pessoais como higiene pessoal, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis entre outros” pontuou a coordenadora do Caps Ad II.

No processo de tratamento utiliza-se, entre outros, um sistema chamado, assembleia de usuários. Segundo a coordenadora de Saúde Mental, Santyla Brandão, a assembleia é o sistema de participação ativa, cuja finalidade é dar voz e vez ao paciente para que esse possa relatar sobre sentimentos e reivindicações.

Publicidade

“No tratamento usamos também a assembleia de usuários que é um método utilizado com intuito de abrir o espaço para que eles possam relatar sobre os serviços utilizados ao ponto que precisa melhorar, e em quais atividades precisamos desenvolver. Essa foi uma das nossas iniciativas que providenciamos trabalhar para dar oportunidade aos pacientes em relatar seus sentimentos e anseios” disse Santyla.

A solenidade de inauguração do Caps AD II, ocorrida na manhã desta segunda-feira, teve o acompanhamento da Banda Musical da Prefeitura. A inauguração do Caps AD é uma das atividades que está inserida dentro da programação de aniversário de 128 anos de emancipação política de Picos. A programação segue com missa em ação de graças na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios.

_Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS