Connect with us

Picos

PICOS | Colaboradores do HRJL participam de palestras sobre Saúde Mental

Publicado

em

Os colaboradores do Hospital Regional Justino Luz participaram, na tarde desta quinta-feira (23) de uma palestra alusiva ao “Janeiro Branco”, que versa, nacionalmente, sobre a saúde mental e o trato que ela deve ter.

Os ministrantes da palestra foram o psicólogo Moisés Nascimento e a Assistente Social Keyla. O evento foi realizado através da coordenação de Humanização do hospital.

“A palestra é voltada para os colaboradores do hospital, aja em vista que dentro da perspectiva da saúde mental existe uma síndrome muito comum em profissionais da saúde, claro que afeta outras áreas também, como a educação, militares, profissões de alta intensidade e risco de trabalho, que chama Síndrome de Burnout, que afeta diretamente esses profissionais devido a carga de trabalho e, devido aos estresses do dia a dia”, disse Moisés Nascimento.

O psicólogo destacou ainda que há muitos tabus a serem quebrados em relação à saúde mental.

Moisés Nascimento

“Janeiro Branco vem com a proposta de valorizar a saúde mental para tratar e prevenir possíveis problemáticas relacionadas ao assunto. É importante ressaltar que ainda, infelizmente, existe um estereótipo em torno dos transtornos mentais do comportamento de humor, quando se fala em saúde mental. O fato de alguém ir ao psicólogo ou psiquiatra faz com as pessoas ainda tenham preconceito. Então o primeiro passo é quebrar o preconceito e buscar ajuda profissional, apoio na rede de assistência à saúde para que a gente possa tratar e prevenir esses problemas o mais rápido possível. É como uma doença que pode afetar qualquer pessoa. Todos nós estamos sujeitos a algum tipo de transtorno mental”, ressaltou o médico.

Segundo o psicólogo, a OMS informou que durante 2019 as doenças mentais foi o segundo fator que mais afastou pessoas do ambiente de trabalho. “Se essa perspectiva, esse prognóstico permanecer em 2020, o transtorno psicológico irá bater o Infarto do Miocárdio e, subirá para primeiro lugar no ranking de doenças incapacitantes de afastamento de pessoas do ambiente de trabalho. Então isso é muito sério. Este é um dado muito relevante e importante que nos leva a pensar mais em torno da questão da saúde mental”.

Publicidade

Keyla, assistente do HRJL, destacou a importância de se humanizar o tratamento às pessoas que chegam com doenças psicológicas para serem atendidas.

“Aqui a gente trabalha no sentido de prevenção. Nós trabalhamos o Janeiro Branco nesse momento com os funcionários para podermos repassar a importância desse tema que é a saúde mental e, estarem bem, a partir disso, para poderem trabalhar com o próximo, pois é um público que já chega fragilizado. Então os funcionários e todos nós precisamos estar bem da saúde para podermos atender a todas as demandas que chegarem até nós”, concluiu.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS