Picos

PICOS | Com suspensão do CTA, serviços de testagem e aconselhamento são direcionados a UBS’s

Publicado

em

Em razão da pandemia, o Centro de Testagem e Aconselhamento para Doenças Sexualmente Transmissíveis está funcionando apenas parcialmente. Segundo a coordenadora do local, Isabel Fontes, isso se dá pelo fato de não poder haver aglomeração.

Contudo, os serviços de entrega de remédios, para os pacientes já em tratamento, e de PrEP (profilaxia pré-exposição), para profissionais do sexo, continuam a ser ofertados pelo CTA, visto que é algo que não causa aglutinação de pessoas em um mesmo ambiente.

Isabel Fontes ressaltou que, quem quiser realizar algum teste de DST deve recorrer a uma Unidade Básica de Saúde.

Isabel Fontes, coordenadora do CTA de Picos

“Aqui nós estamos funcionando apenas para entrega da medicação de quem já é paciente, ou seja, para quem está em tratamento. Para a realização de exames nós não estamos funcionando. Estamos orientando que as pessoas se dirijam para a UBS mais próxima de sua casa, porque em todas há testes rápidos. Caso dê positivo, a enfermeira responsável da UBS entrará em contato com a gente. São nas UBS’s que também estão realizando a entrega de preservativos”, afirmou.

A coordenadora mencionou que casos sintomáticos e especiais, como de gestantes, devem ser encaminhados diretamente para o Hospital Regional Justino Luz de Picos. “Algum caso especial, por exemplo uma gestante, ela será encaminhada, dependendo da situação e sintomatologia, para o hospital”.

Publicidade

Os pacientes que estão em tratamento contínuo têm recebido a quantidade de medicação para uso por três meses. Essa medida foi tomada considerando que há pessoas que moram fora de Picos e também para evitar o deslocamento destas pessoas que, em alguns casos, pertencem a grupos de riscos.

“A gente agenda e liga para o paciente vir pegar e não ter aglomeração. Não tem como ficar com uma quantidade de pacientes todos juntos. Então a gente agenda quando paciente de alguma cidade outra precisa. É só entrar em contato comigo e a gente resolve. O paciente também pode pedir para alguém vir, com documento autorizando, que a gente entrega”, disse a coordenadora do CTA.

No local também está funcionando o laboratório da Covid-19, onde os exames coletados no Centro Integrado de Especialidades Médicas – CIEM – são analisados pelos bioquímicos e biomédicos do CTA.

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile