Connect with us

GERAL

PICOS | Comandante do Corpo de Bombeiros faz alerta sobre consequências das queimadas

Publicado

em

Diariamente é possível observar, em Picos, cerca de três a quatro focos de incêndios espalhados pela cidade, especialmente em morros onde há apenas a vegetação, mas muitos, também, pelo centro do município.

Considerando o período de estiagem que se iniciou e de pandemia, o comandante do Corpo de Bombeiros de Picos, Subtenente Hamylton Lemos, apelou para que as pessoas tenham consciência quanto à essa prática delituosa.

“Essas queimadas estão nos deixando preocupados. O apelo deve-se mais, além do crime ambiental propriamente dito, que é o que acontece com o fogo na vegetação sem autorização, pelo período pelo qual estamos passando, que é de pandemia, que trouxe uma doença que afeta o sistema respiratório, assim como a própria queima que contribui para isso. Então pedimos que as pessoas parem essa queima, pois é pensando no bem de cada uma”, disse.

O comandante Hamylton declarou que muitas pessoas já estão conscientes quanto ao papel que devem exercer no combate às queimadas, mas que ainda é preciso uma parceria mais contundente entre sociedade e instituições.

“Algumas pessoas já pegaram a consciência de colaborarem conosco, inclusive na questão das denúncias. A Secretaria de Meio Ambiente está fazendo seu papel na atuação de conscientização dessas pessoas, mas ainda há a necessidade de uma parceria entre Corpo de Bombeiros, instituições e sociedade civil organizada para que evitemos colocar fogo em lixo ou para limpar terrenos, prejudicando ao meio ambiente e a saúde de todos, especialmente crianças e idosos”, declarou.

Ele destacou ainda que as queimadas têm ocasionado outro tipo de problema: os acidentes de trânsito. O Comandante Hamylton relembrou uma tragédia que aconteceu no ano passado: enquanto um homem tentava controlar o fogo de uma queimada, seu pai se chocou contra o caminhão pipa que ele utilizava na ação.

Publicidade

“Há outras ocorrências que têm sido notórias e poucas pessoas estão percebendo que são os acidentes automobilísticos em virtude dessa fumaça que ultrapassa determinadas vias, inclusive as BR’s, e aí diminuem a visibilidade das vias. Ano passado tivemos um acidente nas proximidades do bairro Ipueiras e, infelizmente a vítima era o pai do motorista do carro pipa que estava combatendo o incêndio. Ele estava ali colaborando pelo município e acabou perdendo seu pai por culpa de alguém que provocou aquele incêndio. Isso é algo sério”, frisou.

Hamylton Lemos disse que espera consciência por parte das pessoas para que se possa passar pelo período de estiagem com o menor número possível de queimadas e de danos ao meio ambiente e à saúde das pessoas.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS