Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

PICOS | Há 75 anos ofertando ampla metodologia de ensino, IMH realizará ‘Dia D’ de matrículas 2020. Faça a sua!

Publicado

em

O Instituto Monsenhor Hipólito (IMH), ‘Compromisso com a Fé e o Saber’ que atua na educação picoense há 75 anos, irá realizar nos dias 18 e 19 de dezembro o ‘Dia D’ para realização das matrículas para o ano letivo de 2020.

O IMH oferece uma ampla metodologia de ensino, além de promover interdisciplinaridade para uma prática esportiva diferenciada através das escolinhas de Natação, Futsal e Taekwondo. Ainda disponibiliza um espaço amplo e aconchegante, e se preocupa em atender a todos os público proporcionando acessibilidade em toda a instituição.

O Instituto ainda atua com o ‘IMH Pastorais’, atuando como escola confessional, semeando valores, inspirando sonhos e propondo reflexões e experiências de autoconhecimento com a Infância e Adolescência Missionária e Pastoral da Juventude, 1ª Eucaristia, Crisma e JUCORD.

Além de ser o pioneiro no Estado em lançar os projetos ‘Tecnologia a serviço da educação’ e ‘IMH ECO’. O Instituto  Monsenhor Hipólito ainda se destaca pelo pioneirismo em lançar projetos e programas no município, como o ‘Programa Bilíngue’ que traz uma dinâmica conceituada no ensino do inglês.

_Informações para realização de matrículas

Publicidade

As matriculas podem ser efetuadas durante todo o final do mês de dezembro e início de janeiro, mas os dias 18 e 19 deste mês, o IMH propôs realizar o ‘Dia D’, onde os atendimentos serão direcionados para a realização de novas matriculas. Promovendo assim, um serviço mais rápido e eficaz.

Para realização de novas matriculas os pais ou responsáveis devem comparecer ao IMH com a cópia das seguintes documentações: RG e CPF do aluno e responsável; certidão de nascimento; comprovante de residência; declaração da escola anterior ou histórico escolar.

_Renovações de matrículas

Pais ou responsáveis dos alunos veteranos que irão realizar somente a renovação devem levar ao Instituto somente a cópia do RG e CPF do aluno e do responsável e o contrato assinado.

_Início das aulas

Publicidade

Em 21 de janeiro, as aulas serão iniciadas para os alunos do Ensino Médio. No dia 22 de janeiro, as atividades iniciarão para os anos iniciais e anos finais. No dia 27 de janeiro, será dado início as aulas para o Ensino Infantil II e III, e por fim em 29 de janeiro, para o Infantil IV e V.

_Ensino e Educação Cordimariana 

A diretora, Irma Ana Teresa, fala sobre a qualidade de ensino aplicada na instituição e os métodos de ensino que vão desde a educação infantil ao ensino voltado para os jovens.

“O Instituto Monsenhor Hipólito tem uma vasta experiência no campo da educação, são quase 76 anos educando de geração em geração dentro de um processo de formação integral do educando para a cidadania, há um cuidar no sentido de amar e servir quando a criança aqui chega a todo o seu percurso estudantil seja da educação infantil ao ensino médio. Temos sempre a preocupação em fazer com que a formação acadêmica seja acompanhada, sobretudo desta tríade que é: ‘Amar, cuidar e servir’, ela se faz necessária, hoje mais do que nunca uma formação acadêmica que se cuide também da essência, alimentada de fé e de esperança, sobretudo de resiliência vem fazer com que o educando sonhe e tenha um foco. Neste foco, faz com que ele busque galgar os degraus de sua formação integral”, explica a irmã Ana Teresa.

A irmã, Ana Teresa, ainda destacou: “O Instituto acredita que uma educação para que ela seja realmente efetiva se faça acontecer com o afeto, e sem ele não há condições de desenvolvimento, crescimento e de realizações. A instituição tem toda uma missão que busca concretizar dentro daquilo que se faz necessário na parceria entre família e escola quando cuida do emocional, do alinhamento espiritual, da essência do ser, do saber e do ser. O IMH oferece toda condição do Programa da Escola da Inteligência que vem favorecendo a parceria entre família e escola. Temos também a realização da concretização do programa de bilíngue, esporte, formação catequética com a iniciação, a primeira eucaristia, o sacramento da crisma e as pastorais que também oferecemos como a Pastoral da Juventude e a Infância Missionária. Temos todo um leque que o IMH venha oferecer para que o educando busque um horizonte mais amplo, um sentido científico e da pesquisa onde o ensino médio e fundamental fazem essa oferta para que eles tenham um trabalho voltado para o seu desenvolvimento e consequentemente para p compromisso com a transformação da sociedade, sobretudo ser ele o próprio protagonista”.

Publicidade

No IMH está pautada uma proposta em valores, e esses valores são dinamizados em projetos que a escola oferece naquilo que tem organização nas áreas que faz o diluir e o alinhamento das disciplinas nas diversas formas de aplicação aonde vem através dos projetos extraclasses e extracurriculares.

A coordenadora da Educação Infantil e 1° ano do Ensino Fundamental, Inês Borges, explica sobre a organização e participação do Instituto na Rede Cordimariana de Educação e como ela atua.

“O Instituto Monsenhor Hipólito está fazendo agora 76 anos de ensino e desde o ano passado estamos organizadas em uma rede de escola, que é a ‘Rede Cordimariana de Educação’, ela é formada por 07 escolas e todas dirigidas pelas Irmãs filhas do Coração Imaculado de Maria. Essa congregação foi criada pelo Pe. Júlio Maria de Lombaerde, e elas atuam em várias segmentos não só na educação como também em hospitais e periferias

As escolas que compõem a Rede Cordimariana de Educação estão localizadas 02 no Piauí sendo Patronato Irmã Maria Eugenia, em União e o Instituto Monsenhor Hipólito, em Picos. No Ceará possuem 03 escolas, o Colégio Nossa Senhora das Graças, em Fortaleza, o Colégio Virgem Poderosa, em Acaraú e Unidade Educacional Imaculado Coração de Maria, em Russas. No Pará, em esta situada o Colégio Nossa Senhora de Lourdes e no Pernambuco, está o Colégio Nossa Senhora das Dores, as escolas que compõem a Rede buscam intensificar a excelência no desenvolvimento das competências e habilidades, assumindo com protagonismo o ‘Compromisso com a fé e o saber’.

A professora da Educação Infantil, Erica Oliveira, fala da importância da educação de qualidade logo nos primeiros anos das crianças e explica como são trabalhadas e desenvolvidas as atividades durante as aulas.

Publicidade

“Leciono na instituição para alunos de 02 anos, nos turnos manhã e tarde. O ensino infantil trabalha atividades lúdicas, bem como a interação, a socialização entre eles. É o primeiro ano destas crianças nas escolas então as ensinamos a respeitar o espaço do outro, aprender a interagir com os colegas, entender que os espaços e a atenção tem que ser divididos. Além disso, sempre buscamos colocar a participação da família no âmbito escolar, e elas gostam muito. Realizamos brincadeiras, projetos que envolvem os pais, e trocamos experiências não apenas em datas comemorativas. O nosso Infantil ainda possui um projeto de musicalização, e eles amam. As nossas atividades buscam sempre promover novas dinâmicas e a nossa proposta é que nesta fase, eles aprendam brincando”, explica.

O professor do Programa Bilíngue, Tainã Lopes, fala sobre os métodos de ensino aplicado para os alunos durante as aulas e as atividades desenvolvidas, buscando sempre as melhores formas de ensinar.

“O nosso trabalho vem com a proposta de que o ensino seja realizado de forma diferenciada do ensino tradicional do inglês, ou seja, que o professor não seja o centro da sala. Trabalhamos com base no ‘CLIL’ e nos pilares da UNESCO. E o temo ‘CLIL’ significa “content and language integrated learning”, ou seja, língua e ensino integrado. Temos o inglês não como uma finalidade na sala de aula, mas como um meio para aprender várias outras coisas. Ensinamos várias outras coisas como português e matemática, mas com o inglês sendo o meio para ensinar isto. Além da disciplina em si trabalhamos também o desenvolvimento pessoal de cada um, como a responsabilidade, a dignidade e outros valores juntamente com a segunda língua. O nosso ensino é diferenciado, além de trabalharmos atividades lúdicas principalmente no ensino infantil. O nosso intuito é que a aquisição da segunda língua seja de forma bem natural”, disse.

O aluno, Samuel Henrique, que irá cursar o 2º ano do Ensino Médio, estuda no Instituto desde criança e fala sobre a qualidade de ensino e a relação entre o corpo docente da instituição e alunos.

“O Instituto Monsenhor Hipólito foi a minha primeira escola e continuo até hoje. A minha mãe fez essa escolha, e ela não poderia ter sido melhor, pois vai muito além do ensino. No Instituto me sinto bem, somos tratados como família. Os professores são excelentes profissionais que se preocupam e ajudam a todos os alunos. É perceptível a dedicação que eles demonstram e as várias formas que repassam os ensinamentos para a gente dentro e fora da sala de aula”, relatou.

Publicidade

O Instituto Monsenhor Hipólito está localizado na Rua Monsenhor Hipólito, 415, no Bairro: Centro, em Picos. Para mais informações podem ser utilizados os números (89) 3422-1243 ou (89) 98821-3082 (Whatsapp), ou através do site.

Clique aqui e veja mais informações: http://www.imhpicos.com.br/ 

Confira o banner:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS