Connect with us

GERAL

PICOS | No dia mundial sem tabaco, conheça as ações de Controle ao Tabagismo desenvolvidas pela SMS

Publicado

em

Hoje, dia 31 maio, é dedicado ao dia mundial sem tabaco. Nos últimos anos, a Secretaria  Municipal de Saúde  de Picos, através da Coordenação do Tabagismo vem desenvolvendo um ótimo trabalho no município.

De acordo com a coordenadora do Combate ao Tabagismo, Micherlla Brito, a coordenação vem sendo articulada pelo Ministério da Saúde através do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o que inclui um conjunto de ações nacionais que compõem o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT).

Coordenadora de Controle ao Tabagismo, Micherlla Brito.

O Programa tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a conseqüente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco no Município de Picos, seguindo um modelo lógico no qual as ações educativas, de comunicação, de atenção à saúde em parceria com outras  política públicas de saúde,  como: Atenção Básica, Estratégia da Saúde da Família(ESF), Núcleo de Apoio a Saúde da Família(Nasf), Programa de Saúde na Escola (Pse) e Saúde Bucal para que juntos trabalhar o controle do tabagismo  e  alinhar   todos os setores de saúde para ajudar os fumantes a deixarem de fumar.

A dona casa, Francisca das Chagas Silva de 60 anos de idade fez o tratamento anti- tabagismo e conseguiu atingir todas as metas. “O tratamento foi feito no posto de saúde do bairro Paroquial, uma equipe maravilhosa, tratou todos os dependentes químicos muito bem. O tratamento terminou  e atingi o meu objetivo. Eu só tenho que agradecer a paciência e o carinho que a equipe teve com os participantes que fizeram o tratamento anti-tabagismo”, disse Francisca.

Publicidade

Dona casa, Francisca das Chagas Silva

Dia Mundial sem Tabaco

O Dia Mundial Sem Tabaco – 31 de maio – foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. No Brasil, o INCA é o responsável pela divulgação e elaboração do material técnico para subsidiar as comemorações em níveis federal, estadual e municipal.

CONFIRA a Nota Técnica (1)

Fonte: AsCom

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS