Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

PICOS | “Ou a gente participa politicamente das coisas ou fica à margem”, diz Coronel Viana

Publicado

em

O pré-candidato a prefeito de Picos nas eleições 2020, Coronel Edwaldo Viana, pelo Partido Social Liberal, declarou, em entrevista ao Portal Cidadesnanet, todas as suas pretensões para o município, caso seja eleito.

Aos 56 anos, o ex-comandante da Polícia Militar de Picos, lotado no 4º Batalhão, informou que entrar para a política, inicialmente, não era uma pretensão sua, mas que, com o passar do tempo e tudo o que disse ter lhe acontecido, viu a necessidade de realizar o feito.

“Eu não esperava, jamais, entrar na política e isso ter acontecido foi coisa de Deus. Sempre participei observando e estudando, mas como na minha vida militar temos a questão de hierarquia, nunca pensei em entrar na política. As coisas que aconteceram comigo aqui em Picos me fizeram refletir melhor e perceber que a gente ou participa politicamente das coisas que acontecem na sociedade ou ficamos à margem”, declarou o ex-comandante de Picos.

O Coronel Edwaldo Viana relatou que o trabalho desempenhado em Picos foi a mola que impulsionou sua pré-candidatura a prefeito.“O que aconteceu foi que, com o êxito de nosso trabalho, as pessoas começaram a dizer que eu poderia ser candidato a prefeito, mas isso nunca passou por minha cabeça. Então quando as coisas começaram a acontecer e cogitaram meu nome, saindo em primeiro lugar em uma pesquisa de um portal da cidade, as portas começaram a se fechar para mim. Isso foi o que fomentou minha saída da PM e entrei no jogo político”, disse.

Ele lamentou que essa pesquisa com seu nome sendo apontado, tenha influenciado na sua saída do 4º BPM.“Quando me exoneraram, sem motivo algum, aconteceu uma coisa ímpar no Batalhão de Picos que outrora nunca aconteceu: não me deixaram fazer a passagem de comando. Nunca um comandante deixou de fazer a passagem de comando. Essa solenidade aconteceu em Teresina, em uma sala a portas fechadas. Fui o 16º comandante de Picos e os outros quinze nunca passaram por isso. Não me despedi de meus amigos, de pessoas com as quais trabalhei. Naquele momento, vi que era a hora de participar, mesmo que eu não tivesse pretensão política”, afirmou.

Publicidade

Quanto à corrida eleitoral, o pré-candidato disse que acredita que seja acirrada e que o fato de não acreditarem em sua força o faz ter uma vantagem.

“Espero que essa pré-campanha seja acirrada, mas me considero em vantagem, pois somos como dois times onde dizem que um já venceu, e o outro não. Por isso, estou na tranquilidade. Muitos me veem como alguém que não tem perigo, mas com essa caminhada de pré-campanha estão me vendo com outros olhos”, falou.

O ex-comandante da PM de Picos frisou que a conscientização que as pessoas possuem quanto ao poder popular tem sido seu foco de trabalho.“Estamos conscientizando o povo e trabalhamos nessa linha para vermos o resultado. O nosso trabalho será um trabalho de conscientização. Mostrar para as pessoas que tudo o que acontece em nossas vidas é nossa responsabilidade”, destacou.

Ele declarou ainda que Picos é uma cidade fácil de trabalhar e que a tríade “educação, segurança e saúde” é o seu pilar de planejamento para uma futura gestão.

“Picos é uma cidade fácil de se trabalhar pois não tem nada. É uma cidade promissora, sendo o segundo maior entroncamento do Nordeste, mas o desenvolvimento ficou à beira da estrada. Então trago a educação, saúde e segurança como os pilares que seguram a sociedade. Portanto, nosso planejamento é investir muito em educação, inserir os jovens no mercado de trabalho, fomentar as indústrias em Picos e, consequentemente, o emprego. Iremos mostrar exemplos de cidades que funcionam, que são do mesmo tempo que Picos, eram piores, mas que hoje são super desenvolvidas”, destacou.

Publicidade

Ele afirmou ainda que em seu projeto estão o investimento em pelotões mirins, criação de uma escola militar, inserção de uma guarda municipal armada para colaborar com o trabalho da PM na cidade, desenvolvimento de esportes e vídeo monitoramento em todo o município.

Quanto ao nome que comporá a chapa como vice, Edwaldo Viana declarou que já tem costurado algumas conversas e há alguns nomes a serem estudados.“Temos três pessoas que querem estar conosco, mas não posso mencionar. Estamos costurando ideias e a população pode ter certeza de uma coisa: nosso vice vem para agregar”, afirmou.

Sobre o pré-candidato
Nascido em Timon-MA e pai de quatro filhos, o Coronel da Polícia Militar do Piauí, Edwaldo Viana, chegou a Picos em 1990 como Aspirante à PM, onde atuou por três anos e oito meses. Possui uma história militar de 33 anos, tendo sido formado na cidade de Pau D’Alho-PE em 1987.

Em Picos o Coronel Edwaldo já foi tenente, comandante de Companhia, delegado e até professor.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS