Picos

Picos recebe 1º Encontro de Pessoas com Fibromialgia

Publicado

em

O município de Picos recebeu na manhã dessa terça-feira, 14 de março, o 1º Encontro de Pessoas com Fibromialgia. O momento foi realizado no Plenário Vereador Pedro Barbosa, na Câmara Municipal de Picos, e buscou orientar e conscientizar sobre a patologia.

Na oportunidade, o evento contou com a presença da secretária de Saúde de Picos, Tatiane Gil; da vereadora Dalva Mocó; do vereador Matusalém Almeida; além de pessoas com fibromialgia e familiares.

Segundo a secretária de Saúde de Picos, Tatiane Gil, é importante participar do momento para apoiar e também para debater ações que possam garantir tratamento e serviços voltados para pessoas com fibromialgia.

“Hoje é um dia que nos reunimos para apoiar pessoas que tem fibromialgia, que já tem um diagnóstico, e nós sabemos que essa doença acomete 2% da população mundial, e entre 10 pessoas diagnosticadas, sete são mulheres. Então, nada mais do que justo até mês março ser feito essa ajuda para esse grupo para que possamos cada vez mais garantir tratamento e um serviço direcionado para essas pessoas”, frisou.

A vereadora Dalva Mocó comentou sobre o encontro e destacou um projeto de lei apresentado e aprovado que concede o direito de atendimento prioritário.

“O primeiro Encontro de Pessoas com Fibromialgia de Picos foi realizado para falar sobre a lei apresentada e aprovada que dispõe sobre o atendimento prioritário das pessoas com fibromialgia nos órgãos públicos e privados da cidade de Picos, mediante a apresentação de carteirinhas da cidade de Picos. Então, esse grupo de pessoas que têm essa patologia estão realizando esse evento para dar mais visibilidade e para cobrar políticas públicas, e também cobrar a aplicação e sua eficiência por parte dos órgãos privados do nosso município”, assegurou.

Dalva Mocó ainda destacou como as pessoas com fibromialgia devem fazer para garantir a cartirinha para ter acesso ao atendimento prioritário. “As pessoas que são acometidas com fibromialgia podem procurar algum dos CRAS do município com laudo médico e documentação, e então terão direito a uma carteira expedida pela Assistência Social, através dos CRAS, e com essa carteirinha, terão direito a atendimento nos órgãos de saúde do município e privados, além de estacionamento prioritário no âmbito do município”, explicou.

Uma das organizadoras, a professora Dark Barros, comentou sobre o momento e destacou que muitas vezes as pessoas com fibromialgia são julgadas por estarem em filas preferênciais.

Publicidade

“A principal finalidade do evento é conscientizar, sensibilizar e informar as pessoas sobre essa síndrome tão dolorosa e perversa que muitas vezes nos deixa totalmente incapaz de realizar as atividades básicas do nosso dia a dia. Então, é importante que a sociedade em geral participe de momentos como esse para que possam entender melhor a pessoa com fibromialgia, nós temos uma lei municipal, e infelizmente, muitas vezes somos mal interpretados, as pessoas nos olham com olhar diferente porque estamos em uma fila prioritária”, pontuou.

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile