Connect with us

Picos

Picos se destaca no Previne Brasil entre as maiores cidades do Piauí

Publicado

em

O Programa Previne Brasil foi consolidado através da Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019, estabelecendo novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde, por meio da alteração da Portaria de Consolidação nº 6/GM/MS, de 28 de setembro de 2017.

EM PICOS

A Coordenadora do programa Previne Brasil, no município de Picos, Maria Rosa, explicou que a pontuação de Picos no Previne Brasil está em uma curva ascendente, impulsionada pelas boas práticas realizadas dentro dos setores que são avaliados. “A concentração dos Indicadores está focada em algumas áreas como Saúde da Mulher, englobando a realização de exame citopatológico e pré-natal; na saúde da criança com a vacinação e na saúde do idosos com ações para controle da hipertensão e diabetes” explicou a Coordenadora.

Para ter sucesso nos indicadores do Previne Brasil é necessário, ainda, que o município, através da Secretaria de Saúde, atue fortemente voltado para conquistar eficácia em um tripé de ações. “A tríade de sucesso se perfaz de captação precoce do paciente, a regularidade do acompanhamento e o registro correto” disse ela.

Segundo a Coordenadora, outras ações são desenvolvidas em Picos para que o programa transcorra sempre de forma eficaz. “A Secretaria de Saúde de Picos vem fazendo, constantemente, capacitação dos profissionais, tanto dos coordenadores quanto dos que atuam na atenção básica para melhor entendimento e acompanhamento desses pacientes, como registro no E-Sus, incentivo à busca ativa com fornecimento de listas e relatórios, campanhas para os grupos de hipertensos e exames citopatológicos aos sábados. São várias estratégias para alcançar esses indicadores e por isso, a gente vem conseguindo superar as dificuldades e obter bons resultados”, esclareceu.

A melhoria de acesso às UBS e até consultas em domicílio para as pessoas acamadas, são estratégias utilizadas para alcançar os objetivos do previne Brasil que é garantir acesso ao atendimento precoce e preventivo das populações atendidas pela atenção primária em saúde.

Publicidade

RANKING

Diante de todas as ações e estratégias que a SMS-Picos vem adotando, a cada ano se percebe um aumento no percentual positivo dos indicadores do Previne Brasil, o que pode ser verificado quando comparados os resultados obtidos pelo município, diante de cidades como

ACOMPANHE OS DADOS

De acordo com o censo do IBGE/2023, as cinco cidades mais populosas do Piauí, são: Teresina, Parnaíba, Piripiri, Picos e Floriano.

Dentro desta realidade, no Previne Brasil, Picos ficou com o ISF – Indicador Sintético Final, de 7,93, atrás apenas de Floriano, que atingiu 8.51 e bem à frente de Teresina, que ficou com ISF de 5.86.

Publicidade

Ainda dentre os quatro maiores municípios do Estado, Picos ficou em segundo lugar:

1º Lugar – Floriano com 55.71;

2º Lugar – Picos com 48;

3º Lugar Piripiri com 44;

4ºLugar – Parnaíba com 35

Publicidade

5º Lugar – Teresina com 33.43

Os dados apresentados mostram que a cidade de Picos vem implementando estratégias em saúde básica com efeitos positivos sobre a saúde da população que busca atendimento pelo SUS.

Para a Secretária de Saúde de Picos, Tatiane Gil, estar trabalhando pelo melhor desempenho possível na atenção primária à saúde é fortalecer a prevenção e o acolhimento de quem mais precisa do serviço.

“Nossa missão é estar sempre traçando estratégias eficientes para que possamos levar uma saúde básica de qualidade aos cidadãos picoenses, onde eles estiverem, seja facilitando o acesso ao atendimento em nossos postos de saúde, seja levando nosso aparato e nossos profissionais da estratégia de saúde até eles em suas residências. Por isso comemoramos sempre os excelentes resultados do Previne Brasil, quando comparamos nossas médias com as cidades que se equiparam a nós em quantidade de habitantes e verificamos que estamos bem colocados e avançando sempre” disse a gestora.

MAIS SOBRE O PREVINE BRASIL

O Programa Previne Brasil foi consolidado através da portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019,  estabeleceu novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde, por meio da alteração da Portaria de Consolidação nº 6/GM/MS, de 28 de setembro de 2017.

Publicidade

O financiamento federal de custeio da Atenção Primária à Saúde (APS) a partir desse momento constituído por:

I – captação ponderada (pagamento em cima de cadastros validos observados no ESUS) A captação ponderada é uma forma de repasse financeiro da Atenção Primária às prefeituras a ao Distrito Federal, cujo modelo de remuneração é calculado com base no número de pessoas cadastradas. O cadastro do cidadão é feito pelo CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e realizado por todos os integrantes das equipes de saúde. As informações colhidas podem ser registradas por meio do sistema de Coleta de Dados Simplificada (CDS), além do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), sistemas próprios das gestões ou contratados de terceiros.

INDICADORES PREVINE BRASIL:

 1 – Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª (primeira) até a 12ª (décima segunda) semana de gestação.

 2 – Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV.

Publicidade

3 – Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado.

4 – Proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS.

5 – Proporção de crianças de 1 (um) ano de idade vacinadas na APS contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenzae tipo b e Poliomielite inativada.

6 – Proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre.

7 – Proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.

Publicidade

Saiba mais sobre o Previne Brasil em Picos!

Prefeito Gil sanciona Lei que regulamenta o programa Previne Brasil em âmbito municipal

Previne Brasil: Indicadores do 1º quadrimestre apontam avanços na Saúde de Picos

Previne Brasil: Indicadores apontam que Saúde de Picos cresceu 24,7% em menos de um ano de gestão

Fonte: CCOM-PMP

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS