PICOS | Secretaria de Saúde realiza campanha “Janeiro Roxo” contra a hanseníase
Publicado por: Josely Carvalho | Data: 18/01/19

PICOS | Secretaria de Saúde realiza campanha “Janeiro Roxo” contra a hanseníase

Este é o mês de conscientização e combate à hanseníase. Por isso, a Prefeitura de Picos realiza a campanha “Janeiro Roxo”. Com o tema “Hanseníase: um olhar mais atento para fazer toda a diferença”. s Secretaria de Saúde vai realizar atividades nas unidades  básicas de saúde do município para orientar a população sobre a doença de pele: hanseníase.

Janeiro Roxo

Apesar de ser uma das doenças mais antigas da humanidade, a hanseníase ainda traz dúvidas quanto aos sintomas, transmissão e tratamento. O Brasil ocupa a segunda posição do ranking mundial, entre os países que registram casos novos.

Os principais sintomas da doença são manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele; falta de sensibilidade; não sentir calor, frio ou dor no local; áreas com diminuição dos pelos e suor; dor e sensação de choque, formigamento, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas; inchaço de mãos e pés; entre outros.

A hanseníase tem cura e deve ser diagnosticada o mais rápido possível. A doença é transmitida por meio das vias aéreas superiores (fala tosse, espirro). A transmissão se dá por meio de uma pessoa doente e sem tratamento. A hanseníase não passa por abraço, aperto de mão ou carinho.

Segundo o Coordenador de Controle a Hanseníase Gilberto Valentim, será realizada atividades durante todo o mês nas Unidades de Saúde, e no dia 31 de janeiro, que é o dia de combate a Hanseníase, será realizada uma atividade educativa em praça pública.

Fonte: ASCOM | Foto: Jéssica Calvante

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

NOTÍCIA DESTAQUE

Homem perde controle do veículo e se acidenta as margens da BR 020

Um acidente foi registrado nesta manhã de quarta-feira, 26 de julho, às margens da BR 020 na altura da Fazenda Planalto, município de Pio IX. De acordo com informações, o

DESTAQUES

PICOS | Participação de Marcelo Magno e oficinas marcam encerramento da II Semana de Comunicação da UESPI; fotos

A II Semana de Comunicação da Universidade Estadual do Piauí, Campus Barros Araújo, em Picos, que iniciou na quinta-feira (05), prosseguiu com sua programação até a noite desta sexta-feira (06),

Picos

Karateca picoense desiste de campeonato internacional por falta de apoio financeiro

A karateca Wanessa Ibiapina da Costa, 18 anos, deixou de participar de mais um campeonato internacional que aconteceu no mês de junho na Escócia, devido à falta de recursos financeiros.