Connect with us

DESTAQUES

PM de Picos divulga balanço da primeira fase da Operação Vale do Guaribas

Publicado

em

Com início no dia 10 de janeiro de 2020, após posse do novo comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar de Picos, a Operação Vale do Guaribas divulgou, na manhã desta sexta-feira (31) o balanço geral da conclusão de sua primeira fase.

A operação contou com a presença de 21 soldados de Teresina, os quais pertencem a seis equipes de opressão à criminalidade na capital piauiense. São eles: Bope, Rone, Batalhão Tático aéreo Policial, Força Tática do Promorar e o Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual. Além destes, participaram o Serviço de Inteligência, Força Tática e Rocam do 4º BPM.

No balanço, o comandante Major Félix apresentou comparativos de criminalidade ocorridas em Picos no mês de janeiro de 2019 e de 2020.

“Com a intensificação das abordagens, que totalizaram, até a meia-noite de ontem (30/01), 3.957 (três mil novecentos e cinquenta e sete), entre abordagens a transeuntes, automóveis, motocicletas e ônibus. Houve uma sensível redução nos índices de ocorrência em relação ao período de janeiro do ano passado, que foram evidenciadas tanto no número absoluto quanto na natureza das mesmas”, disse o comandante.

Houve também diminuição nas ocorrências ocasionadas via 190. Em janeiro de 2019 foram 135 casos. Já neste mês, foram registrados pela Central de Operações Policiais Militares (Copom) 122 casos, o que resultou em 10% a menos de registros.

“Qualitativamente, os ganhos no combate ao crime foram ainda mais significativos, visto que houve um decréscimo substancial de ocorrências praticadas mediante violência e grave ameaça à pessoa, com a manutenção do registro zero de homicídio, mesmo quantitativo de 2019, mas com a redução de 83% no número de conduções por flagrante delito e, sobretudo, com redução 62,5% no número de registros roubos/furtos a transeuntes e diminuição de cerca de 78% de prática de crime de roubo/furto de veículos e motocicletas na cidade de Picos”, apontou relatório.

Publicidade

Foram apreendidos, durante a operação, cerca de 66 quilos de cocaína, sendo 64Kg por meio do uso do cão Thor, que achou o entorpecente na lataria de um carro, e o restante em uma outra abordagem. Foi possível ainda a captura de três foragidos da Justiça e a recuperação de uma carreta roubada em São João do Piauí e deixada em um posto de gasolina da cidade.

“’Ainda há muito o que se fazer!’, pontou o Comandante da Unidade, Major Felipe, explicando que, auxiliado pelo corpo de Oficiais e Praças da Unidade, está traçando planos e metas a serem executadas para gerir e otimizar o policiamento na região, destacando que estão sendo envidados esforços nesse sentido para a implantação do Sistema Mobile, que já existe na capital e em algumas cidades do interior, e que possibilita uma melhor gestão do policiamento, incrementando a fiscalização, o planejamento e a execução otimizada de estratégias operacionais sobretudo, assim como outras providências, como a difusão do Programa “Rede de Proteção Cidadão Alerta, Cidadão Participativo”, que irá ‘ampliar a comunicação direta entre a comunidade e a Polícia Militar’”, (trecho de uma parte do relatório da PM).

A previsão de término da Operação Vale do Guaribas seria no dia 07 de fevereiro, contudo, o comandante geral da PM, Coronel Lindomar Castilho, determinou que ela seja estendida até o final de fevereiro, após as festividades de carnaval do município.

Imagens: 4ºBPM Picos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS