DESTAQUES

PM de Picos recebe novas viaturas e motocicletas para rondas ostensivas

Publicado

em

O 4º Batalhão de Polícia Militar do Piauí, sediado em Picos, recebeu, na manhã desta segunda-feira (16), em evento solene, realizado na Praça Josino Ferreira, duas viaturas e seis motocicletas para serem utilizadas em rondas ostensivas nas zonas urbana e rural do município.

Além da entrega de veículos à corporação na cidade, o evento também teve como finalidade a apresentação oficial no Natal e Ano Novo Seguro, programa implantado em Picos há alguns anos durante o período das festas de final de ano e que tem por objetivo diminuir a criminalidade nas áreas comerciais de Picos, como o Centro e a Bomba.

“Estamos atuando em Picos desde o dia 1º de dezembro com a Operação Natal e Ano Novo Seguro. O que fizemos? Nós dobramos a corporação na rua. Temos 32 homens nas ruas. Vinte fardados e doze à paisana. Quero ressaltar que não veio reforço de Teresina. Pegamos a parte administrativa e pegamos os policiais dos GPMs, que não têm quase ninguém, mas como lá não há comércio grande, os trouxemos para cá. Durante todo o período em que o comércio estiver aberto, eles estarão na rua”, explicou o comandante do 4º BPM, Edwaldo Viana.

Comandante Edwaldo Viana

Ele também falou sobre a junção de trabalho entre a Polícia Militar e a Polícia Federal, a partir do próximo mês, no combate ao tráfico de drogas em Picos e região.

“Agora vamos iniciar um trabalho pioneiro com a Polícia Federal. Aqui a responsabilidade do tráfico é da PF. Recebi dois agentes de lá, da parte da inteligência, e eles nos disponibilizarão toda a tecnologia deles e nós vamos entrar com o efetivo. Vamos somar nosso efetivo à tecnologia deles. Acredito que em 2020 vamos dobrar o número de prisões de traficantes”, afirmou.

Publicidade

Esteve presente na solenidade o Subcomandante Geral da Polícia Militar no Piauí, Coronel Sousa Filho, para fazer a entrega das viaturas e motocicletas. Segundo ele, é necessário o aumento da frota em locais onde a “mancha criminal” tem aumentado.

“Trouxemos aqui duas viaturas e seis motocicletas para o 4º Batalhão de Polícia Militar, a fim de serem utilizadas pela equipe da Rocam, primeira unidade no interior do Estado. Estamos com um grupo de quinze militares que foram capacitados para este tipo de policiamento e, consequentemente, haverá mais uma capacitação para outros membros, a fim de que se aumente esse efetivo, uma capacitação de estágio. Vão ser utilizados onde a mancha criminal estiver, seja zona rural ou urbana. Principalmente na questão de roubos aqui na cidade de Picos”, disse.

Subcomandante Geral da PM, Coronel Sousa Filho

O Subcomandante Sousa Filho também, em entrevista aos jornalistas presentes na solenidade, comentou sobre assuntos como realização de concurso em 2020, estatísticas criminais, prisão de policiais envolvidos em crimes e a vinda de uma aeronave para a PM de Picos. Confira:

Estatísticas criminais
“Este foi um ano difícil. O Brasil passa uma dificuldade econômica muito grande, e no Piauí não poderia ser diferente, mas, mesmo assim, através de parcerias, temos implementado o policiamento no local certo, na hora certa e na mancha criminal, tentando sufocá-la e diminuir, impactando o menos possível a comunidade. Até o fim do ano os dados de 2019 saem e acredito que tenhamos diminuído as estatísticas em relação aos anos anteriores”.

Concurso
“Acredito que haja concurso agora em 2020, pois é uma necessidade da PM. Nossos policiais estão completando o tempo de serviço e estão indo embora, mas tudo isso depende da Lei de Responsabilidade Fiscal. O Governador já sinalizou que está aguardando os dados da Secretaria de Fazendo para ver a questão da LRF”.

Publicidade

Aeronave para Picos
“Está havendo uma avalição. O Secretário Fábio Abreu é quem deve definir. A PM, em ação conjunta com a Civil, desencadeou uma grande operação que culminou com a apreensão de mais de 1.000kg de pasta de cocaína e, junto, a apreensão de uma aeronave. Então está havendo um estudo que esse veículo vai ficar à disposição da Secretaria de Segurança Pública ou da PM e a destinação será feita pelo Comandante Geral”.

Prisão de Policiais
“A PM participou das operações que culminou na prisão de vários policiais envolvidos em ações delituosas. Não temos vergonha nenhuma, mas nos sentimos honrados em extirpar, em cortar na carne, profundamente na raiz, todos esses policiais que se desviam da conduta. Ninguém concorda com isso e, se for preciso, até o osso a gente serra. E pode ter certeza de que todos esses policiais envolvidos, principalmente com quadrilhas, serão excluídos da nossa corporação”, declarou finalizando a entrevista.

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile