Praça Félix Pacheco: reconstrução das memórias e histórias de Picos
Publicado por: Jaqueline Figueredo | Data: 20/12/19

Praça Félix Pacheco: reconstrução das memórias e histórias de Picos

A Praça Félix Pacheco é um marco referencial na memória e história de Picos. Desde a inauguração, na década de 1940, o local se projetou como espaço de lazer, diversão e qualidade de vida no município.

Remédios Maia, moradora de Picos há quase 80 anos, conta que a praça era ponto de encontro e destaque de beleza na paisagem urbana da cidade. “Era cartão postal da cidade, ponto de encontro de todo mundo. As árvores eram bem podadas, todas redondinhas e tinha umas bonitas de folha grande. Todo mundo agarrava para tirar fotografia”, conta.

A correria comum à vida cotidiana em uma cidade pode ser muito estressante, nesse caso, praças e espaços de lazer representam um respiro na rotina e, consequentemente, dão lugar para encontros, trocas de ideias e socialização.

Reforma: uma nova história

A Prefeitura de Picos iniciou, em setembro deste ano, a reconstrução da Praça Félix Pacheco. Com o intuito de promover a valorização da memória e história do Município, o projeto implementado retoma a estrutura da década de 1940.

O arquiteto responsável, Plínio Campos, destaca detalhes do projeto de reconstrução. “Ao voltar ao desenho original, nós ampliamos algumas áreas, como o coreto que teve sua área ampliada e alargada, os passeios também e os canteiros”, afirma.  Plínio Campos ainda relata que a praça vai ter no mínimo quatro cores em torno.

Projeto em 3D da Praça Félix Pacheco

Segundo Remédios Maia o projeto de reconstrução será muito importante para as novas gerações. “Não é só para o povo do passado não, para o presente também”, destaca. A proposta é compreender, de certa forma, o passado para construir uma nova história.

 

Ccom

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

NOTÍCIA DESTAQUE 0 Comments

Lula participou ativamente do esquema criminoso, diz MPF

Em manifestação de 70 páginas, o Ministério Público Federal (MPF) defende a competência do juiz federal Sergio Moro para julgar o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e

NOTÍCIA DESTAQUE

Ministro da Infraestrutura vem ao Piauí para vistoria na BRs-316 e 343

O vice-presidente da Associação Industrial Piauiense (AIP), Gilberto Pedrosa, informou que o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, virá ao Piauí no dia 7 de junho para vistorias das obras de

NOTÍCIA DESTAQUE

Primeiro Júri Popular por videconferência no Piauí condena acusado a 9 anos de prisão

Raimundo Alves de Oliveira, 51 anos, foi condenado nessa quarta-feira (13) a 9 anos, 4 meses e 15 dias de prisão pela morte de José Hugo Alves Junior, ocorrida em 1997.