Picos

Prefeitos defendem implantação de Centro de Oncologia em Picos

Publicado

em

Prefeitos e secretários de saúde de vários municípios da região Centro Sul do Piauí defenderam na manhã desta terça-feira, 19, a instalação em Picos da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). Eles temem que o benefício seja levado para Oeiras a pedido do deputado federal Assis Carvalho (PT).
A tese de instalação do Centro de Oncologia em Picos foi amplamente defendida durante reunião na manhã desta terça-feira, no plenário da Câmara de Vereadores. Ao final do encontro, foi formada uma comissão para acompanhar de perto todo o processo de implementação da unidade.
Participaram da reunião vários prefeitos da região Centro Sul do Piauí, dentre os quais o de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT) e o de Vila Nova do Piauí, Arinaldo Leal (PSB), que é presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM).
A deputada Belê Medeiros (PSB) marcou presença e disse que a reunião visa fortalecer a ideia de trazer para Picos, a Unidade de Atendimento de Oncologia. A parlamentar disse que os representantes picoenses na Assembleia também são favoráveis à vinda do centro.
“Não aceitamos que Picos fique prejudicada! Queremos que o nosso município seja beneficiado por entendermos que a cidade contempla os territórios tanto do Guaribas, como do Sambito e do Canindé. Estamos felizes em vermos as forças unidas. Prefeitos, secretários de saúde, vereadores e eu como deputada não poderia deixar de estar aqui para dá o meu apoio” – declarou Belê Medeiros.

Atualmente, apenas Teresina possui unidades de saúde credenciadas pelo SUS para atender os pacientes de câncer. O Plano Estadual de Oncologia prevê a expansão da cobertura assistencial no Piauí, com a implantação de unidades de alta complexidade em oncologia em três cidades. Picos, Parnaíba e Bom Jesus, além de mais um centro para a capital.

 Jornal de Picos

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile