Connect with us

Picos

Prefeitura de Picos promove encerramento da campanha Maio Laranja

Publicado

em

A Prefeitura de Picos por meio da articulação do selo UNICEF, em parceria com as Secretarias: Assistência Social, Educação e Saúde realizou nesta terça-feira (30), o encerramento da campanha Maio Laranja, na Câmara Municipal de Picos. Na ocasião, foram explanadas orientações sobre como agir em casos de abusos e violência sexual contra crianças.

 As secretárias Noêmia Marques, Tatiane Gil e Wiânica Alencar também estiveram na ação debatendo alternativas para o enfrentamento dessa problemática.

Itanieli Rotondo explica como o Ministério Público atua como aliado no combate à violência sexual contra crianças, em Picos: “O Ministério Público tem acompanhado as ações feitas e realizou a implantação da escuta protegida em Picos e em 16 municípios que integram a comarca de Picos”, explica.

Itanieli Rotondo, Promotora de Justiça (Foto: Dayanne Borges)

Segundo informações da Promotora de Justiça, o Ministério Público também tem contribuído na esfera criminal com investigações e apuração de crimes. Itanieli afirma que o combate à violência sexual infantil não pode ser algo pontual “O Maio Laranja é só um lembrete para que a gente lembre que é algo que precisa ser combatido diuturnamente”, afirma a promotora.

Na competência da Secretaria de Saúde, Tatiane Gil destaca a atuação da pasta: “Nós temos uma rede, contamos com o Pronto Atendimento Infantil Municipal (PAIM); o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) que conta com seis profissionais, incluindo psicólogos para as crianças vitimadas e familiares; as Unidades Básicas de Saúde (UBS) também estão sempre prontas para atender e acolher os pacientes, passar informações e fazer acompanhamento”, explica a secretária.

Tatiane Gil, Secretária de Saúde (Foto: Dayanne Borges)

Wiânika Alencar, Secretária do Trabalho e Assistência Social, explica as ações realizadas durante o mês de maio em alusão a campanha Faça Bonito: “Realizamos durante este mês de maio várias ações voltadas para o combate da exploração sexual contra crianças e adolescentes. Iniciamos na creche Doroteia com o público de crianças de dois a cinco anos, trabalhamos de uma forma bem leve de acordo com a idade, fizemos peça teatral, apresentamos para eles o semáforo do toque, mostrando onde é permitido tocar, onde não é permitido. Conscientizando desde a infância sobre essa grande problemática que afeta todo mundo, também tivemos palestras nos CRAS do bairro Parque de Exposição e Morada Nova, onde reunimos pais, mães, avós responsáveis e crianças pra também trabalharmos sobre essa campanha faça bonito que é tão importante”, conta.

Wiânika Alencar, Secretária do Trabalho e Assistência Social (Foto: Dayanne Borges)

Noêmia Marques comenta a atuação da Secretaria de Educação no Maio Laranja: “Intensificamos nas escolas da rede Municipal de Ensino as ações ao combate da violência contra a criança e ao adolescente. Como uma das articuladoras do selo promovemos palestras e ações lúdicas visando orientar como nossas crianças devem proteger seus corpos e não deixar serem tocadas de forma indevida” pontua a gestora.

Noêmia Marques, Secretária de Educação (Foto: Daniel Holanda)

Inês Costa, professora e Coordenadora Operacional do Selo UNICEF em Picos, explica como é obtido o selo Fundo das Ações Unidas para a Infância (UNICEF): “É uma certificação que todos os municípios recebem no decorrer de uma gestão, no entanto, é exigido que o município cumpra com todas as ações e todos os indicadores. Então, três Secretarias Municipais andam juntas para o desenvolvimento do selo: A Secretaria de Educação, Saúde e Assistência Social”, pontua.

Inês Costa, professora e Coordenadora Operacional do Selo UNICEF (Foto: Dayanne Borges)

Mais fotos:

Publicidade

Ascom

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS