Connect with us

Picos

Prefeitura de Picos realiza audiência para debater Plano Municipal de Água e Esgoto

Publicado

em

Aconteceu na manhã desta terça-feira (04), no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, uma audiência para tratar do planejamento anual de Água e Esgoto de Picos.

Luís Cláudio Lima Macêdo, Diretor Geral do Instituto de Águas e Esgoto do Estado do Piauí, informou que é preciso que os municípios criem e aprovem o Plano de Saneamento Básico para que o abastecimento de água e esgoto do município seja regularizado.

Luís Cláudio Macêdo, diretor geral do Instituto de Água e Esgoto do Piauí

“Desde 2007, quando foi criado o Marco Regulatório do Saneamento no Brasil, é obrigatório que todos os municípios que são titulares de seus saneamentos, elaborarem o Plano Anual de Saneamento que é composto por quatro eixos: água, drenagem, esgoto e resíduo sólido. Para que seja regularizado o abastecimento de água e esgoto, que hoje é operado pela Agespisa, é necessário que se tenha o Plano de Saneamento ou o de Água e Esgoto”, disse.

Ele informou ainda que o plano facilita até para a gestão municipal no momento em que precisar de recursos para a cidade, pois já haverá um plano delimitando no que o recurso será utilizado e o porquê do valor.

“O prefeito solicitou ao Governador e este determinou que a equipe do Estado ajudasse o município a elaborar esse plano. O plano foi elaborado a várias mãos, sob a consultoria da Fundação Getúlio Vargas, que hoje está aqui para apresentar os principais pontos. Na sequência, o prefeito vai encaminhar para a Câmara de Vereadores, que vai analisar e encaminhar para aprovação. Esse marco vai mostrar quanto será necessário para cada setor. Então, quando o município chegar perante um órgão federal, ele vai saber quanto precisará (dinheiro) para determinadas questões, através desse marco regulatório”, destacou.

Publicidade

O prefeito de Picos, Padre Walmir Lima, declarou que Picos já possui quase metade de seu território saneado e que o plano vem para facilitar no complemento desse saneamento.

Padre Walmir

“Hoje é a audiência pública em relação à aprovação do Plano de Água e Esgoto, ou seja, de saneamento básico, que é uma obrigação de todos os municípios. Temos 43% de Picos saneado, mas ainda falta muito. Esse plano vem justamente para fazer um cronograma de trabalho e irmos atrás de solicitações, emendas e até mesmo trabalharmos juntos à empresa responsável, no caso a Agespisa, e realizarmos o feitio desse restante que falta. Vamos discutir para que se avance em investimentos nesse sentido”, pontuou.

O gerente regional da Agespisa em Picos, Francisco das Chagas Ferreira Sobrinho, frisou que os maiores entraves do órgão na cidade, em questão de água e esgoto se dá no período chuvoso, onde o volume da água aumenta e corrompe os encanamentos, por exemplo.

Francisco das Chagas Ferreira Sobrinho, gerente regional da Agespisa de Picos

“Dia após dia temos enfrentado problemas de vazamentos de grande porte, principalmente nesse período chuvoso, onde o volume de água aumenta, e, com isso, não podemos diminuir a ação de nossas bombas, porque quando – supostamente – paramos uma delas, para diminuir o volume de água, várias partes da cidade ficam sem abastecimento. Esses são problemas naturais, mas devemos sempre estarmos preparados para resolver”, frisou.

Ele disse também que os lixos jogados nas ruas e dentro das galerias também tem dificultado o trabalho do órgão, mas que, mesmo em meio aos problemas, estão existindo soluções rápidas. “Temos muitos problemas com esgotamento sanitário. Neste período chuvoso, muitos dejetos são jogados nas galerias e terminam atingindo nossos PV’s e causado transtornos. Mas temos ido em buscas de soluções e, graças a Deus, temos conseguido administrar as situações. O certo é que nesse período chuvoso, tanto água quanto esgoto trarão muitos problemas pra gente”.

Publicidade

Estiveram presentes também todo o secretariado da Prefeitura Municipal de Picos, alguns vereadores do município, representantes da Fundação Getúlio Vargas, do Exército Militar e da OAB.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS