Connect with us

Picos

Professores da UFPI de Picos cobram reajuste e aderem a paralisação nacional dos servidores federais

Publicado

em

Na manhã desta segunda-feira, 25 de abril, a Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI) Regional de Picos promoveu uma coletiva de imprensa para falar sobre reivindicações a respeito de reajuste salarial e outras demandas dos servidores públicos.

De acordo com o coordenador geral da ADUFPI Regional de Picos, Romildo de Castro Araújo, o reajuste não acontece há 4 anos e a categoria está sentindo falta do poder de compra. Ele ainda comentou sobre o aumento da inflação.

“Nós da Associação dos Professores da UFPI estamos nos mobilizando em torno da nossa campanha salarial que não é reajustada há 4 anos e a categoria está sentindo a falta da reposição no seu poder de compra do salário. Nos últimos 4 anos nós tivemos mais de 20% de defasagem salarial por conta da inflação”, afirmou.

Segundo Romildo Araújo, outro ponto reivindicado é a questão da reestruturação da tabela de imposto de renda. Para ele, o salário está defasado e o valor do imposto de renda é muito alto.

“Também reivindicamos além da reposição, que é de 19,99%, a reestruturação da carreira que é para corrigir as distorções que existem, e ainda, queremos a reestruturação da tabela de imposto de renda, porque o professor da universidade paga 27% de imposto de renda, com o salário rebaixado, defasado, ainda temos que descontar mensalmente esse alto valor de imposto de renda”, explicou.

Romildo Araújo também destacou que os servidores querem a revogação da emenda que congelou investimentos sociais.

Publicidade

“Como parte da nossa campanha, nós queremos a revogação da emenda constitucional 95 de 2016 que congelou os investimentos sociais até 2036. E temos como consequência disso, o governo justifica que não pode melhorar e fazer investimentos nas universidades por conta dessa emenda. E por último, temos a PEC 32 que tramita no Congresso Nacional que visa por fim ao concurso público, a estabilidade no emprego dos servidores e institui novas regras referentes a carreira e remuneração, o que eles chamam de nova administração pública”, frisou.

Ainda segundo o coordenador da ADUFPI Regional de Picos, no próximo dia 28 de abril também haverá um momento importante relacionado a campanha.

“Nossa campanha salarial tem esse calendário que inicia hoje, 25, também temos um momento importante que é o dia 28, onde faremos uma paralisão nacional de todos os serviços públicos estaduais, municipais e federais com a pauta de luta dos trabalhadores, então é uma campanha unificada”, ressaltou.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS