Connect with us

Picos

Programa “Passo à Frente” entrega mais de 1.300 equipamentos na região de Picos

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em parceria com a Associação Reabilitar, entregou, nesta sexta-feira (27), 1.351 meios auxiliares de locomoção para a população de Picos e de municípios da região do Rio Guaribas. Os equipamentos beneficiarão a população de 12 cidades, e são provenientes do programa “Passo a Frente”, iniciativa do Sistema Único de Saúde (SUS), que no Piauí é executada através da Sesapi e tem administração da Associação Reabilitar.

Nesta etapa foram beneficiados os moradores de Picos, Alegrete, Bocaina, Dom Expedito Lopes, Geminiano, Inhuma, Ipiranga, Itainópolis, Paquetá, Santana, Santa Cruz do Piauí e Sussuapara. O secretário de Estado da Saúde, Antônio Luiz, acompanhou a entrega dos equipamentos e alguns dos serviços que o programa também disponibiliza, como o funcionamento da oficina ortopédica e os serviços de ajustes dos equipamentos, para o maior conforto dos usuários.

O secretário destacou a importância do programa no atendimento da população, que precisa daqueles equipamentos para uma melhor qualidade de vida.”É uma ação essencial para as pessoas com deficiência, que promove a inclusão e devolve a mobilidade para que elas executem seus afazeres no dia a dia. O Passo a Frente é um projeto permanente, com recursos do SUS, garantindo mais qualidade de vida para todos os piauienses”, disse o Antonio Luiz.

Aderson Luz, superintendente executivo da Associação Reabilitar, destaca o grande impacto que o programa tem na vida das pessoas com deficiência no estado, que vem auxiliando o acesso gratuito a esse tipo de equipamentos e já beneficiou mais de 22 mil piauienses nos últimos anos.

“São mais de 10 anos com o projeto em funcionamento e mais de 40 mil aparelhos já entregues à população. Finalizamos esta etapa e já estamos trabalhando a programação para o ano de 2023. Neste momento o governo do Piauí também está construindo uma oficina ortopédica em Parnaíba, o projeto visa fortalecer a assistência desse serviço a população, além de descentralizar o trabalho da capital Teresina”, completou o superintendente.

Entre os equipamentos entregues estão cadeiras de roda, calçados ortopédicos, andadores, bengalas, cadeiras de banho, muletas, coletes, órteses e próteses. Todos os equipamentos foram confeccionados sob medida para os usuários beneficiados, como foi o caso do Francisco Dario, de 09 anos de idade, que recebeu uma cadeira de rodas e uma órtese. Mário César, pai do garoto, fala que a família agradece pela qualidade de vida que os equipamentos proporcionarão ao menino.

 “A nossa família não tem as condições de comprar um desses equipamentos, então receber os aparelhos através do poder público de forma gratuita é muito bom. Ele vai ter mais qualidade de vida e maior acessibilidade para seu afazeres”, disse o genitor.

Outro contemplado com as ações do “Passo a Frente” foi Derivaldo Júnior tem 35 anos, que ficou paraplégico aos 12 anos, após ser atingido por um disparo de arma de fogo. Dorival conta como o projeto tem sido importante na sua vida. “Eu já fui beneficiado uma e hoje recebo uma cadeira de rodas de forma gratuita. Ter essa assistência com a garantia de equipamentos novos nos dá mais motivação para seguirmos nos desafios do dia a dia. Inclusão e a garantia de ir e vir são as palavras que definem esse projeto para a gente”, falou.

Fonte: Ascom Sesapi

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS