Connect with us

Picos

Proprietários rurais temem que ações de caçadores provoquem incêndios

Publicado

em

O segundo semestre do ano no semiárido piauiense é um período marcado pela estiagem e vegetação seca o que torna propícia à pequenos e grandes incêndios.

No ano de 2019 em toda a região de Picos várias ocorrências foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros, tendo acontecido em apenas um dia, três e até mesmo quatro atendimentos para combate à incêndios.

Residente no bairro Ipueiras, Pedro Paulo, é proprietário de uma roça localizada em Baixa dos Mouras, no município de Sussuapara. O proprietário foi um dos que sofreram prejuízos por contas das queimadas no ano passado.

Pedro teme que, entre outras causas, as ações de caçadores nas propriedades rurais ocasionem incêndios como os que ocorreram em 2019.

“Nossa preocupação com caçadores é que em suas caçadas possa ocorrer incêndios de grandes proporções afetando de forma brusca a mata, os animais, plantações, como ocorreu no ano passado, incêndios de grandes proporções, inclusive na minha propriedade, gerando grande perda”, disse

Publicidade

“Tive inúmeros prejuízos que foi a queima de árvores frutíferas, cercas, pastagens, sistemas de irrigação e por pouco não perdi o gado”, contou.

Assim como Pedro Paulo, outros proprietários rurais sofreram danos provocados por incêndios, além da fumaça impossibilitando a permanência naquela localidade, provocando doenças respiratórias.

Um fator agravante destacado neste ano é a pandemia do novo coronavírus. “Essa é uma preocupação a mais, porque nesse momento de pandemia a propriedade serve como lugar de isolamento mais seguro”, concluiu.

Incêndios em 2019

No ano de 2019 somente nas vegetações de Picos, foram registrados mais de 400 incêndios, aumento de cerca de 150% em relação a 2018.

Publicidade

No balanço comparativo dos três últimos anos, o Corpo de Bombeiros de Picos constatou um aumento de mais do dobro somente em relação a 2018 e quase dez vezes mais em relação a 2017.

Foi registrado aumento substancial na quantidade de incêndios tanto na cidade de Picos quanto na região. O aumento entre 2017 a 2019 foi gradativo. Em 2017 houve 42 casos; em 2018, 176; e em 2019, 449 casos de incêndios em vegetação apenas em Picos.


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS