Connect with us

GERAL

Reunião entre órgãos públicos traçam planos sobre programa ‘Vida no Trânsito’ para Picos

Publicado

em

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (15), às 11h00, na sala de reuniões da prefeitura, um encontro entre órgãos municipais, estaduais e federais para tratar sobre o programa “Vida no trânsito”, idealizado pelo Ministério da Saúde e que já está implantado em alguns estados brasileiros.

Uma comissão formada por membros da Secretaria de Saúde Estadual, OAB-PI e do Instituto Piauiense de Trânsito, após tomar conhecimento dos projetos desenvolvidos em Picos, colocaram a cidade como ponto estratégico para desenvolvimento do programa nacional.

Depois de algumas conversas com o secretário de trânsito de Picos, a representante do programa, Rose Piauilino, também assistente social do Estado, disse ter recebido convite de Edilberto Cirilo para explicar como funciona o “Vida no Trânsito”.

“Nós recebemos o convite do secretário de transporte, juntamente com o prefeito, para passar a metodologia do programa “Vida no trânsito”, que é um programa que já está implantado em vários estados da federação, inclusive no Estado do Piauí. Aqui nos já estamos com ele implantado em duas cidades que são Campo Maior e Piripiri. Agora estamos entrando em Picos. Nosso objetivo é reduzir o índice de mortalidade, especialmente entre motociclistas. A gente sabe que é gritante o número de acidentes provocados por moto”, explicou ela.

Rose Piauilino disse ainda que o trabalho é desenvolvido em três eixos: fiscalização, educação e análise de dados. “a gente sabe que quando a gente tem dados, a gente tem subsídio para estar implementando as políticas públicas”. Será criada, então, uma comissão municipal, com representantes de todos os órgãos de trânsito, saúde e educação para viabilizar a implantação do programa em Picos.

Publicidade

O presidente de Direito no Trânsito da OAB, Carlos Tertu, explicou de que forma o órgão tem atuado no programa. “A função da OAB é somar força junto com os outros órgãos de trânsito, educação e de saúde para obter dados dos acidentes de trânsito, das vítimas fatais ou daquelas lesionadas, permanentes ou não, e fazer um trabalho em conjunto, para ser evitado acidentes em nosso Estado. Zerar é o nosso alvo, mas pro momento nosso alvo é diminuir”.

Amélia Costa, coordenadora de Epidemiologia da Secretaria de Saúde do Piauí – SESAPI – explicou o por quê da área fazer parte de um programa que, aparentemente, não tem nada a ver com saúde.

“Olha, o motivo do nosso grupo de epidemiologia fazer parte deste programa de trânsito é pelo fato de que os acidentes de trânsito estão dentro das doenças não-transmissíveis. Ele é um programa que sempre digo ser voltado para as doenças comportamentais. Esse programa visa que o Estado assuma seu papel de controlar e coordenar o trânsito. A gente já sabe que Picos tem uma ação efetiva de trabalho no trânsito, então estamos trazendo o programa para dar mais visibilidade aos dados que necessitamos para fazer a equação padrão”.

O secretário da STTRAM, Edilberto Cirilo, disse à nossa redação que está confiante quanto sucesso do programa. Ele garantiu ainda que no prazo de duas semanas o programa será implantado na cidade.

“Hoje a comissão estadual veio aqui para nos apresentar esse programa e nos nortear quanto ao seu andamento. Creio que no máximo em duas semanas já teremos organizado a nossa comissão municipal e poremos em prática o programa na cidade. Como toda a população sabe, já temos tentado organizar nosso trânsito, temos trabalhado com a educação das pessoas quanto ao respeito às leis de trânsito, e esse programa só visa melhorar o nosso trabalho. Acredito que lograremos êxito como em todas as outras vezes”, disse o secretário.

Publicidade

O projeto, de acordo com a comissão estadual, possui metas a serem atingidas que são: blitzen e palestras realizadas por mês, quantas mídias sociais atingem, sinalização correta e mais alguns outros termos.

Estiveram presentes na reunião o prefeito Walmir Lima, membros da Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana – STTRAM, Ordem dos Advogados do Brasil – Picos, Sest Senat/Ciretran, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar de Picos, 9ª Gerencia Regional de Educação, Cooperativa das vans, SAMU, UFPI e do Terminal Rodoviário Municipal.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS