Connect with us

Picos

SÃO JULIÃO | Escritor Francisco de Assis é escolhido novo presidente da ALERP

Publicado

em

Ocorreu no início da noite desta sexta-feira (22), a eleição da nova diretoria da Academia de Letras da Região de Picos – ALERP. Escolhida através do consenso, a nova diretoria da ALERP tomará posse em janeiro de 2022, e na oportunidade a professora e escritora Deolinda Maria de Sousa Marques passará o comando da entidade para o professor e escritor Francisco de Assis Sousa.

Após a posse, o presidente apresentará suas principais metas à frente da ALERP. O mandato é de dois anos (2022-2023).

Biografia do novo presidente

Francisco de Assis Sousa nasceu no dia 17 de junho de 1971, na cidade de São Julião-PI, filho do agricultor, Valdenor Pereira de Sousa, e da dona de casa, Maria Felicidade da Silva Sousa.

É professor licenciado em Letras-Português (UESPI), especialista em Linguística (UFPI), Literatura Brasileira (URCA), Planejamento e Política Educacional (URCA), Políticas Públicas e Contextos Educativos (Universidade Lusófona de Lisboa – Portugal).

Publicidade

É professor efetivo do município de Vila Nova do Piauí e do Estado do Piauí, desde 1997.

No ensino superior, foi professor do curso de licenciatura plena em Letras-Português, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), no campus Profª. Nair Bezerra Pereira Alves, em Fronteiras-PI, de 2001 a 2012.

Foi coordenador do curso de licenciatura plena em Letras-Português, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), no campus Profª. Nair Bezerra Pereira Alves, em Fronteiras-PI, de 2008 a 2012.

Professor do programa PARFOR, no curso de licenciatura plena em Letras-Português, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Dep. Jesualdo Cavalcanti, em Corrente-PI, e no campus Prof. Barros Araújo, em Picos-PI, no ano de 2013.

Professor do programa PIBID, na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus de Floriano-PI, em 2014 e 2015.
É tutor a distância do programa Universidade Aberta do Brasil/EAD, do curso de licenciatura plena em Letras-Português, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), atuando nos campus de Campo Alegre de Lourdes-BA, Juazeiro-BA, Simões, Paes Landim, Uruçuí, Oeiras, Piracuruca, Jaicós e Barras.

Publicidade

É colaborador dos jornais Diário do Povo e O Dia, de Teresina-PI, desde 2001. É responsável, desde 2001, pelo Blog do prof. Francisco de Assis Sousa, no site de notícias www.tvverdescampossat.com.

Como escritor, passeia entre a poesia e a crônica, e já publicou as seguintes obras:
A Margem Esquerda do Rio (poesia, 2007);
Sorria, enquanto é Tempo! (crônicas, 2011);
Filhos do Asfalto (crônicas, 2014);
O visionário (ensaio biográfico, 2014);
Pedras que Cantam (crônicas, 2018);
Minha Vida em Sua Boca e Outros Poemas (poesia, 2019)
Foi eleito para a Academia de Letras da Região de Picos (ALERP), em janeiro de 2017, e empossado, na cadeira de número 06, no dia 11 de março do mesmo ano.
É membro fundador da Academia de Letras do Vale do Riachão (ALVAR) desde 16 de agosto de 2020.

NOVA DIRETORIA

Presidente: Francisco de Assis Sousa
Vice-presidente: Josselmo Batista Neres
Primeiro secretário: Maria das Graças Moura
Segundo secretário: José Antônio da Luz (Déde Luz)
Primeiro tesoureiro: José Evilásio de Moura
Segundo tesoureiro: José Solon de Sousa

CONSELHO FISCAL

Publicidade

Deolinda Maria de Sousa Marques
Vilebaldo Nogueira Rocha
Francisco Valentim Neto

Fonte: Alerp

Facebook

MAIS ACESSADAS