Connect with us

Picos

Saúde de Picos realiza abertura oficial da campanha Outubro Rosa

Publicado

em

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta quinta-feira, 7 de outubro, a abertura oficial da campanha Outubro Rosa. Neste ano, a campanha tem como tema “Ame-se. Previna-se. A gente abraça essa luta”.

O momento ocorreu na Academia de Saúde da Avenida Severo Eulálio.

O secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil, comentou sobre a importância da campanha Outubro Rosa e destacou que a pasta dobrou a oferta de exames de mamografia durante este mês.

Secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil

“O Outubro Rosa é uma das campanhas pioneiras, não desmerecendo as outras, mas muito importante, visto que, é o mês em combate ao câncer de mama. Esse mês nós dobramos a oferta de exames de mamografia no serviço do SUS do município de Picos e buscamos a conscientização para que todas as mulheres busquem a prevenção e façam o autoexame para que a gente diminua a incidência desse tipo de câncer”, assegurou.

Segundo o coordenador da Saúde da Mulher da Saúde de Picos, Taylon Yago de Carvalho, as ações serão intensificadas durante esse mês de outubro. Ele também destacou serviços disponibilizados ao decorrer do mês.

Coordenador da Saúde da Mulher da Saúde de Picos, Taylon Yago de Carvalho

“Durante esse mês de outubro será realizado o Dia D nas unidade básicas de saúde de Picos, onde as enfermeiras que são base para gente estarão realizando o autoexame, passando informações, solicitando também mamografias e exames citopatológicos”, ressaltou.

Taylon Yago ainda agradeceu o secretário Aldo Gil e o prefeito de Picos, Gil Paraibano, e destacou que o município têm mais de 2.000 mamografias liberadas para este mês.

Publicidade

De acordo com a coordenadora da Atenção Primária da Saúde de Picos, Tânia Luz, a campanha está sendo intensificada e a solicitação pode ser feita em todas as unidades de saúde do município.

Coordenadora da Atenção Primária da Saúde de Picos, Tânia Luz

“Todas as unidades básicas de saúde estarão solicitando exames das mulheres de 25 a 69 anos, que é o público alvo, as outras mulheres fazem se estiverem com alguma sintoma, então começa na UBS e realiza o exame nas clínicas credenciadas pelo SUS”, frisou.

Na ocasião estiveram presentes o secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil, servidores da pasta, a primeira-dama, Diana Belo, e o secretário de Cultura, Marcelo Nordeste.

Facebook

MAIS ACESSADAS