Connect with us

Picos

Saúde de Picos realiza capacitação sobre imunização para enfermeiros e técnicos de UBS

Publicado

em

a Secretaria Municipal de Saúde de Picos, através da Coordenação de Imunização, realiza durante toda esta quinta-feira (10) e sexta-feira (11) uma capacitação sobre atualizações nas vacinações. O evento é voltado para enfermeiros e técnicos de enfermagem das Unidades Básicas de Saúde e da sala de vacinação do Hospital Regional Justino Luz.

A capacitação, que está acontecendo no auditório do Piauí Shopping, também acontecerá nos dias 24 e 25 de outubro, para a segunda turma.

“Hoje estamos realizando essa capacitação para a primeira turma de enfermeiros e técnicos que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde de Picos e na sala de vacina do Hospital Regional. Essa capacitação temo intuito de atualizar os nossos profissionais de saúde nos assuntos que dizem respeito à vacinação, como evento adverso, dose a ser administrada, intervalo entre as vacinas. As vacinas estão mudando constantemente. Anualmente a gente tem alterações nas vacinas e os nossos profissionais precisam dessa atualização constantemente, para poderem estar evitando erros de imunização”, relatou a coordenadora de imunização de Picos, Valdivânia Pacheco.

Profissionais de dezenove UBS’s participam dessa primeira turma. Os demais, na data à posteriori. A palestrante é a enfermeira Mônica Rodrigues, de Araripina-PE, a qual atua no ramo da imunização há mais de dez anos.

“Ela já é enfermeira formada há 20 anos. Há 15 anos vem trabalhando com imunização, diretamente com vacina. Ela é coordenadora de imunização do município de Araripina-PE. Tem várias especialidades em obstetrícia, urgência e emergência, saúde da criança e do adolescente, então é uma pessoa com uma carga muito grande de conhecimento e que veio repassar isso hoje para nossos profissionais e a gente quer que eles aproveitem ao máximo essa capacitação”, frisou.

Publicidade

A enfermeira Gedália Luz, na Unidade Básica de Saúde dos Torrões, zona rural de Picos, destacou a importância dos profissionais estarem sempre recebendo esse tipo de capacitação.

“Estou amando a capacitação, pois ela trouxe temas bem atuais e que nós estávamos precisando aprender mais, pois imunização, vacinas, elas mudam muito. Sempre há mudanças. Então é preciso a gente estra sempre se atualizando para atendermos bem a população”, disse ela.

Campanha Tríplice Viral
Já iniciou a campanha contra a tríplice viral – sarampo, rubéola e caxumba –, mas nem todas as faixas etárias estão recebendo a imunização. Valdivânia Pacheco afirmou que até o Dia D da campanha, as doses já deverão ter chegado em Picos.

“As crianças de seis meses a onze meses estão sem receber a vacinação ainda. Nessa faixa etária, usamos uma vacina específica de um laboratório. Nós não podemos usar a vacina que temos agora, para outras faixas etárias. No momento, não temos previsão de quando chega, mas acreditamos que na próxima semana cheguem e que até o dia 26 de outubro, que é o “Dia D”, tenhamos recebido essas doses para vacinarmos esse público”, declarou.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS