Connect with us

Picos

Saúde de Picos realiza encerramento da Semana da Luta Antimanicomial e oferta dia de beleza para pacientes do CAPS II

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Picos, por meio Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), promoveu nesta quarta-feira, 18 de maio, uma ação voltada para os pacientes do CAPS II, que se refere a um dia de beleza. Ação aconteceu na sede do CAPS II, no bairro Ipueiras e faz parte da programação de atividades da Semana da Luta Antimanicomial.

Na ocasião, os pacientes tiveram a oportunidade de realizarem o tratamento de unhas e cabelos, além de aferição de pressão arterial.

Segundo a Coordenadora do CAPS II, Aurelândia Leal, as atividades foram desenvolvidas em parceria com o 3º Batalhão de Engenharia de Picos, Centro de Educação Profissionalizante São Paulo (CEPROSP), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e as Universidades. “Estamos oferecendo o “Dia da Beleza”, onde oferecemos manicure e cortes de cabelos. Então é dizer que todos da sociedade fazem parte dos cuidados desses usuários com transtornos mentais”, disse a Coordenadora.

Coordenadora do CAPS II, Aurelândia Leal (Foto: Daniel Holanda)

A Coordenadora destacou ainda, que ao longo desse mês, o CAPS II realizou diversas atividades em relação a Luta Antimanicomial. “Durante a semana tivemos alguns eventos, são atividades que nós já fazemos no decorrer do ano, mas nesse mês as atividades foram intensificadas. Fizemos uma abertura no dia 16 na Secretaria de Saúde, assim como, no dia 17, levamos os usuários para passearem no Shopping, no passeio vimos como eles ficaram felizes”, destacou a Coordenadora.

 Para o psicólogo do CAPS II, Robson Dias, as atividades, além de incentivar os cuidados estéticos, elas ajudam na promoção da autoestima e bem-estar.

Publicidade

“O usuário ele tem direito a saúde a educação, mas ele também tem direito ao lazer ao esporte, dentro da área do lazer a gente vem com essas atividades de beleza, de manicure, de cabelo, de maquiagem, e isso faz com que ele fortaleza o protagonismo dele. Com esse protagonismo ele pode desenvolver outros aspectos psicossociais, como autoestima e bem-estar”, explicou o Psicólogo.

Psicólogo do CAPS II, Robson Dias (Robson Dias)

“Quando falamos em autoestima, a gente fala na questão da beleza, a autoestima é ligada diretamente ao momento de lazer e bem-estar”, comentou a Coordenadora da Saúde Mental, Ilka Marques.

Coordenadora de Saúde Mental de Picos, Ilka Marques (Foto: Daniel Holanda)

O CAPS II atende de segunda a sexta-feira nos horários das 7h às 17h.

Veja mais imagens (Dia 17 e 18)!

CCOM

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS