Saúde de Picos solicita testes rápidos para identificação do novo coronavírus
Publicado por: Jaqueline Figueredo | Data: 06/04/20

Saúde de Picos solicita testes rápidos para identificação do novo coronavírus

 A Secretaria Municipal de Saúde de Picos informou ter solicitado, junto ao Governo do Estado, testes rápidos de identificação do Covid-19 – o coronavírus – para o município. O kit possibilita aos profissionais da saúde saberem se a pessoa está ou não infectada em apenas 15 minutos.

De acordo com o assessor técnico da Secretaria de Saúde de Picos e diretor técnico do Centro Integrado de Especialidades Médicas, Dr. Pascoal Gomes, ainda não é possível prever a chegada destes testes rápidos em Picos, visto a dificuldade que que o país está tendo em conseguir os kits.

“Na situação que estamos vivenciando, não podemos prever data. Vocês estão acompanhando na mídia a dificuldade de obter os Equipamentos de Proteção Individual (Epis) e testes, no Brasil e diversos países. O município de Picos já fez o pedido há alguns dias, mas ainda não há uma data para chegada”, disse Dr. Pascoal.

Ele informou ainda que os profissionais de saúde já passaram por capacitação e que os testes rápidos têm critérios de prioridades no uso voltados para estes profissionais que estão na linha de frente de enfrentamento ao Covid-19.

“Após a coletiva que demos à imprensa, nós capacitamos nossos profissionais da Estratégia de Saúde da Família para a coleta do material. O critério para a testagem dos casos muda de acordo com a evolução dos casos, ou seja, a prioridade são os profissionais de saúde que estão no atendimento direto dos pacientes. Mas isso será baseado nas notas técnicas do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Piauí”, concluiu o Dr. Pascoal.

 

Imagem: Sesapi

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

Picos

Padre Walmir inicia reestruturação de sete secretarias municipais

O prefeito municipal de Picos, Padre Walmir Lima, exonerou, nesta quinta (06) e sexta-feira (07) quatro secretários da Prefeitura e recebeu a carta de pedido de demissão de mais um.

NOTÍCIA DESTAQUE

Série Orgulho do Meu Piauí: “Quer passar em concurso público? Mate um piauiense”

“Quer passar em um concurso público? Mate um piauiense”. Essa expressão é bastante conhecida por quem costuma fazer cursinhos preparatórios para concursos públicos em todo o País. Surgiu a partir

NOTÍCIA DESTAQUE 0 Comments

Partido suspende candidatura de homem preso com 76 kg de drogas no Piauí

 O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) anunciou nesta quarta-feira (3) que suspendeu  a homologação do candidato a vereador da cidade de Buriti dos Lopes, Dênis Jonathan dos Santos de Araujo,