Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Saúde de Picos solicita testes rápidos para identificação do novo coronavírus

Publicado

em

 A Secretaria Municipal de Saúde de Picos informou ter solicitado, junto ao Governo do Estado, testes rápidos de identificação do Covid-19 – o coronavírus – para o município. O kit possibilita aos profissionais da saúde saberem se a pessoa está ou não infectada em apenas 15 minutos.

De acordo com o assessor técnico da Secretaria de Saúde de Picos e diretor técnico do Centro Integrado de Especialidades Médicas, Dr. Pascoal Gomes, ainda não é possível prever a chegada destes testes rápidos em Picos, visto a dificuldade que que o país está tendo em conseguir os kits.

“Na situação que estamos vivenciando, não podemos prever data. Vocês estão acompanhando na mídia a dificuldade de obter os Equipamentos de Proteção Individual (Epis) e testes, no Brasil e diversos países. O município de Picos já fez o pedido há alguns dias, mas ainda não há uma data para chegada”, disse Dr. Pascoal.

Ele informou ainda que os profissionais de saúde já passaram por capacitação e que os testes rápidos têm critérios de prioridades no uso voltados para estes profissionais que estão na linha de frente de enfrentamento ao Covid-19.

“Após a coletiva que demos à imprensa, nós capacitamos nossos profissionais da Estratégia de Saúde da Família para a coleta do material. O critério para a testagem dos casos muda de acordo com a evolução dos casos, ou seja, a prioridade são os profissionais de saúde que estão no atendimento direto dos pacientes. Mas isso será baseado nas notas técnicas do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Piauí”, concluiu o Dr. Pascoal.

Publicidade

 

Imagem: Sesapi

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS