Connect with us

GERAL

Secretaria de Agricultura de Picos desenvolve projeto para revitalizar produção de caju

Publicado

em

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Picos (SAAB), chefiada por Aurino Guimarães, está desenvolvendo a revitalização da produção de caju e da castanha no município. Como parte desse trabalho, há o apoio técnico da pasta e a distribuição de 10 mil mudas de caju para os pequenos produtores da cidade. Nesse momento está acontecendo o cadastramento dos beneficiados.

Segundo Aurino Guimarães, a estiagem dos anos anteriores, dizimou em 95% a cajucultura local, com isso a secretaria tem procurado restabelecê-la. “Começamos dando apoio em parceria com o Banco do Nordeste à revitalização do cajueiro; nesse momento temos 15 produtores assistidos, e estamos fazendo o acompanhamento técnico e consultivo”, explicou.

Aurino informou ainda que devido ao sucesso do trabalho técnico em Picos, o Banco do Nordeste pode beneficiar mais 15 produtores locais.

Quanto aos demais produtores de caju da cidade, Aurino informou que também há o acompanhamento técnico pela Secretaria de Agricultura, fundamental para o sucesso do plantio. “Antes não havia acompanhamento técnico, a pessoa só jogava a castanha, colocava uma muda, e não fazia a correção de solo, adubagem, o procedimento devido; estamos corrigindo isso”, explicou.

Quanto às mudas, pelo menos 70 famílias picoenses devem ser beneficiadas, na Mirolândia, Chapada do Mocambo, além de outras localidades, embora as duas primeiras possuam o solo mais adequando para a produção de caju.

Publicidade

As 10 mil mudas foram conseguidas através de uma parceria com a CODEVASF e com a Associação Piauiense de Produtores de Sementes e Mudas (APSEM). A distribuição acontecerá no mês de fevereiro.

Fonte: Folha Atual

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS