Connect with us

DESTAQUES

Secretário de Justiça, Carlos Augusto, entrega reforma e ampliação completa da Penitenciária de Picos com investimento de mais de R$ 4 milhões; veja fotos

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Justiça do Piauí (SEJUS-PI) entregou nesta sexta-feira (5) a reforma da Penitenciária José de Deus Barros, em Picos.

A solenidade foi marcada pelas orações conduzidas pelo padre Pio Feitosa, pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios em Picos, bem como pelas presenças e discursos de algumas autoridades a exemplo do secretário de Justiça, Coronel Carlos Augusto, do advogado Flávio Bernardes como representante da OAB, e do diretor da unidade, José de Melo.

Padre Pio conduz momento de orações

Estiveram presentes também o defensor público Marcos Vinícius; o vereador, Irmão Zé Luis; o líder político, Zomim; a delegada de Polícia Civil, Francineide Fontes; a secretária e a coordenadora da Pastoral Carcerária de Picos, Rosa Araújo, e Willitânia, respectivamente; o pré-candidato a vereador, Iago Sousa; o influenciador digital, Jullio Brunno; além de policiais penais, advogados, entre outras autoridades.

As obras iniciaram em 2023 e contou com investimento aproximado de R$ 4,7 milhões.

O secretário de Justiça, Coronel Carlos Augusto, também assinou a ordem de serviço para a construção de uma nova unidade penal na cidade.

“Seguimos na certeza de que juntos com os policiais penais e todas pessoas e órgãos de apoio vamos construir um sistema de cumprimento mais justo e humano ”, frisou.

De acordo com o secretário, foi perfurado um poço e construído uma estação de tratamamento de esgoto. “Reformamos toda essa ala administrativa, sala de advogado, parlatório. Toda a estrutura foi reformada e agradeço ao governador Rafael Fonteles que sempre meu deu aval para tomar providências. Estamos trabalhando para reformar não apenas em Picos, mas em todas as unidades do estado”, disse.

Publicidade

Carlos Augusto acrescentou ainda que além da reforma de quatro pavilhões, foi implantado atendimentos de equipes multidisciplinares com psicólogo, assistente social, enfermeiros, técnicos, entre outros profissionais.

“A situação das pessoas que cumprem pena no Piauí e no Brasil requer uma obrigação do estado com base na Lei de Execuções Penais. Hoje entregamos uma unidade em excelente estado para se fazer cumprimento de pena e para desenvolver o trabalho desses multiprofissinais”.

Na oportunidade, o secretário assinou a ordem de serviço para a construção da Casa de Detenção Provisória de Picos, uma nova unidade com a capacidade para mais 247 vagas. Até o final do mês será assinada outra ordem de serviços para a construção da nova penitenciária feminina de Picos.

“Vamos fazer um complexo penitenciário na certeza que vamos cumprir a missão determinada pelo governador e fazer a transformação no sistema penitenciário do Piauí”, finalizou o secretário Carlos Augusto.

O diretor da Penitenciária José de Deus Barros, José de Melo, destacou o momento como histórico.

“É um momento histórico com o coronel Carlos Augusto fazendo a entrega da reforma da unidade. Nós ampliamos a quantidade de vagas, reformamos os quatro pavilhões, fizemos a triagem. Adotamos protocolos e procedimentos de seguranças que vão melhorar o trabalho dos policiais penais e trazer mais segurança para a unidade”, destacou.

A Secretaria de Justiça do Piauí inaugurou nesta quarta-feira (03) a obra de construção do parlatório e sala de aula na Penitenciária Regional Maria de Cota, em Oeiras. A solenidade reuniu familiares e amigos da homenageada – Maria de Cota.


CONTEÚDO RELACIONADO

Publicidade

Secretário de Justiça, Coronel Carlos Augusto visita obras de reforma do 4° pavilhão na penitenciária de Picos

Penitenciária José de Deus passa por reforma em Picos; secretário de Justiça Cel. Carlos Augusto destaca melhorias

Secretário de Justiça do Piauí inaugura terceiro pavilhão e anuncia construção de complexo penitenciário em Picos


Ao final da solenidade, a comitiva visitou alguns setores como a cozinha e desfrutou de um coffe break.

Veja mais fotos na solenidade em Picos

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS