Connect with us

DESTAQUES

Sem acordo, greve das escolas estaduais do PI continua sem previsão de término

Publicado

em

A greve dos professores da Rede Estadual de Ensino do Piauí segue sem previsão de término. Iniciada no início de junho, a paralisação dos servidores em educação tem como pauta principal o reajuste do piso salarial dos profissionais. Em Picos, a categoria luta ainda pela regularização do transporte escolar, melhorias nas escolas e conclusão de obras.

Segundo a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí- (SINTE) Regional de Picos, Gisele Dantas, na última segunda-feira (02), o sindicato realizou panfletagem em frente à Praça do Dirceu, em Teresina.  Gisele conta que até o momento não houve conciliação nas negociações com o governador Wellington Dias. “Então está tudo do mesmo jeito, a greve continua e se fortalecendo, não tem essa de negociação, porque negociação é o governo cumprir o acordo”, relatou.

PICOS

Está marcado para a manhã de hoje (05), uma assembleia entre o sindicato e os profissionais em educação da região de Picos. O encontro acontece na sede do Sinte.

“Se eu não me engano ela começou já está com uns 27 dias, começou no dia 08 de junho e a estimativa é continuar na luta, se depender do sindicato, e a classe não se acovardar, a gente vai aguardar a descrição da justiça em greve. A orientação do sindicato é que o ativo e inativo estejam na luta de seus direitos, não estamos querendo nada de mais. Os pais dos alunos devem cobrar respeito do governador do estado, não é estar cobrando que professor volte para a sala de aula, humilhado por esse governador”, afirma Gisele.

Publicidade

De acordo com a presidente do Sinte, o governo está desvalorizando a classe da educação quando não cumpre com o acordo, todos saem prejudicados, alunos, professores, pais de estudantes e toda coordenação pedagógica. Com isso, o sindicato aguarda alguma resposta da justiça.

“Nós teremos uma desvalorização da educação no estado do Piauí, então tem que se unir porque estamos todos desmotivados e não porque a gente queira estar tampando essa greve, essa greve tem muito é desgaste, a gente adoece a pé, com essa situação toda, a gente queria estar nas nossas salas de aula bem estruturadas e equipadas e com ensino de qualidade”, afirma Gisele.

Falta de Transporte Escolar

Alunos de algumas comunidades do município estão sem transporte escolar. A redação do Grande Picos recebeu várias denúncias de pais de alunos. Gisele Dantas disse que mesmo que a greve seja interrompida, muitos estudantes não assistirão aula por conta da falta do transporte escolar.

Segundo a presidente, todos deveriam tomar a linha de frente, cobrar seus direitos e não cobrar somente dos professores. “Agora o governador não, ele quer enganar o povo, e retirar direitos, que até transporte escolar ele está retirando dos alunos, enrolando dizendo que tem transporte sem ter”, finaliza.

Publicidade

Fonte: Grande Picos\ Daniela Meneses

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS