Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

SEMANA DO BEBÊ | Secretaria de Saúde realiza entrega da Chave do Bebê Prefeito em Picos

Publicado

em

Ainda em alusão à Semana do Bebê, a Secretaria Municipal de Picos, através da Coordenação em Saúde da Criança e do Adolescente, realizou, na tarde desta terça-feira (05), na Unidade Básica de Saúde Belinha Nunes I e II, bairro São Vicente, a entrega da Chave do Bebê Prefeito.

A entrega, que deveria ter sido no dia 25 de outubro, foi adiada porque a criança precisaria ter nascido, pelo menos, cinco dias antes da entrega, de parto normal, sendo a primeira do dia, e residente em Picos. Contudo, durante a Semana do Bebê, a primeira criança picoense a nascer de parto natural aconteceu apenas um dia antes do programado para a solenidade, o que inviabilizou a conclusão do evento.

O coordenador em Saúde da Criança e do Adolescente, Bruno Santos, ressaltou que a simbologia que encerra a VI Semana do Bebê de Picos é a reafirmação do compromisso que a gestão municipal tem para com a sociedade.

“A entrega simbólica da chave da cidade para o bebê prefeito é algo que já vínhamos fazendo, onde nossos gestores maiores, o prefeito e o secretário de saúde, aqui representados pelas pessoas de Padre Walmir e Dr. Júnior Santos, respectivamente, acolhem um bebê que tenha nascido de parto normal durante a Semana do Bebê. Isso simboliza o compromisso deles, a partir desta criança, com todas as demais, na garantia do direito deles em assistência na saúde, educação, cultura, e demais direitos envolvidos na primeira infância”, explicou o coordenador.

Yohan Levi nasceu no dia 24 de outubro de 2019, de parto normal, no Hospital Regional Justino Luz. A bebê, filha de Íris dos Santos Moura, teve sua evolução acompanhada pela enfermeira Ionara Holanda, que também é coordenadora de Atenção Básica em Saúde da Secretaria Municipal de Picos. Para ela, foi uma felicidade imensa saber que o Bebê Prefeito seria uma das crianças que acompanhou durante a gestação.

Publicidade

“Fiquei extremamente feliz quando soube que o bebê que nasceu durante a Semana do Bebê era da minha área, da área da UBS em que atuo. Acompanhei o Yohan desde bem cedo, junto com sua mãe Íris, que sempre estava tirando dúvidas sobre qual o melhor parto, compartilhando os medos e anseios. A gente se sente até comtemplado juntamente com a família por ter feito parte desse processo”, declarou a enfermeira.

A mãe da criança, Íris dos Santos, declarou a felicidade e orgulho por ser filho estar recebendo a simbologia da chave da cidade.

“Confesso que fiquei orgulhosa quando recebi o convite da Ionara para participar do evento, pois meu filho foi o primeiro picoense a nascer durante a Semana do Bebê de um parto normal. E digo que também estou feliz por ele ter nascido saudável por conta do acompanhamento que tive aqui. A enfermeira e agentes sempre atenciosas. Isso tudo faz a diferença na hora do parto”, disse ela.

O Secretário Dr. Júnior agradeceu o trabalho de sua equipe e destacou a felicidade em sempre buscarem promover ações fora dos muros da secretaria e que aproximem profissionais e sociedade.

“Já falei em várias entrevistas o quanto fico feliz em ver a equipe da saúde rompendo os muros da secretaria. Não é esperar o povo ir, mas ir de encontro ao povo. E esse evento hoje é uma reafirmação disso que digo. O cuidado com a mãe, o bebê, o adulto, o idoso, todos sendo assistidos, e bem assistidos por nossa Saúde de Picos. E quero reafirmar meu compromisso em estar sempre buscando isso para nosso povo”, declarou.

Publicidade

O prefeito de Picos, Padre Walmir Lima, corroborou a fala do secretário de saúde em mostrar comprometimento com a sociedade picoense em todas as esferas.

“Esse momento é a reafirmação de nosso compromisso em continuarmos com atenção à nossa população, neste momento, aos nossos bebês e crianças até seis anos. São seres frágeis e que mais requerem de nossa atenção. Eu, como gestor, e toda a equipe estamos dispostos e a postos para trabalharmos pelo Levi e sua mãe Íris, assim como com todas as crianças que chegarem e adultos que já estão neste mundo”, afirmou.

Ele também agradeceu o trabalho do secretário e de sua equipe. “Quero agradecer a nossa equipe da Saúde que, independente da Semana do Bebê, estão trabalhando sempre em prol de atender a população, cuidando das mães e bebês com o pré-natal, com exames de rotina para ver como os dois estão evoluindo durante a gestação. É um cuidado rotineiro que visam um parto tranquilo, a fim de que a criança chegue com saúde e luz neste mundo”.

Após a solenidade de entrega da chave do Bebê Prefeito, foi servido um lanche para os presentes.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS