Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

SETEMBRO AMARELO | Saúde de Picos realiza palestra em favor da vida na UBS Belinha Nunes

Publicado

em

A Secretaria de Saúde de Picos, por meio da Coordenação de Estratégia em Saúde da Família, realizou na tarde desta sexta-feira (27), na Unidade Básica Belinha Nunes, no bairro São Vicente, uma palestra sobre a valorização da vida e consequente prevenção ao suicídio, alusiva ao Setembro Amarelo, mês determinado pelo Ministério da Saúde para realizar diversas atividades voltadas à temática.

Ionara Hipólito, coordenadora da Estratégia da Família, relata que o mês foi voltado para as mais diversas atividades que trabalhassem com as pessoas com depressão e as que vivem ao redor destas.

Ionara Hipólito

“Tivemos um mês de intensas atividades no município e completamos esse clico nesta unidade básica. Fizemos várias atividades educativas, com momentos de valorização da vida em prol da prevenção do suicídio, que foi o tema trabalhado durante este mês de setembro, com base em uma temática extremamente importante que foi desenvolvida pelo Ministério da Saúde. Devemos estar o tempo todo atentos às necessidades da população em relação a essa temática”, disse ela.

Uma das participantes foi a dona de casa Remédios Silva. Ela confessou já ter tido depressão e, por muitas vezes ter pensado em suicídio. Ela parabenizou a ação desenvolvida pela secretaria e ressaltou a importância de ter sempre mais e mais eventos como esse.

Remédios Silva

“Achei essa palestra maravilhosa. Como no meu caso, eu já passei por isso e sei como é difícil e deveriam ter mais ações como essa para ensinar como as pessoas devem agir com alguém que tenta se suicidar, então isso é muito bom. Aqui em Picos ainda há um tabu muito grande em falar disso. Muitos dizem que quem tenta, é porque tem coragem, não entendem direito pelo o que a pessoa está passando, não procuram saber”, afirmou.

Publicidade

Após a palestra, foi servido um lanche e os profissionais e usuários da UBS seguiram em caminhada pelas ruas do bairro para entregarem panfletos.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS