Connect with us

Picos

TCE/PI visita escolas públicas de Picos e divulga aplicativo ‘Piauí na Ponta do Lápis’

Publicado

em

Uma equipe do Tribunal de Contas do Estado, TCE/PI está visitando escolas estaduais e municipais de Picos com o intuito de divulgar o aplicativo Piauí na Ponta do Lápis. A Escola Municipal Celeste Martins de Deus, o Tia Celeste recebeu a equipe na manhã de hoje. A visita à Escola Municipal Padre Madeira vai acontecer nesta tarde. A equipe também fará uma visita às escolas estaduais Landri Sales e Ozildo Albano.

“O TCE veio a Picos para se reunir com professores, diretores e toda a comunidade escolar na tentativa de sensibiliza-los sobre a importância da fiscalização conjunta das escolas. O Tribunal de contas traz seus auditores para capacitar essas pessoas que lidam no dia a dia nas instituições de ensino. A ideia é melhorar a educação do estado do Piauí”. Ressaltou Jailson Campelo, Conselheiro Substituto do TCE.

O aplicativo permitirá que alunos, professores, funcionários e a sociedade em geral respondam questionários sobre a qualidade do serviço prestado pelas escolas públicas, incluindo o envio de fotos. De mão dessas informações os gestores poderão adotar providências com o intuito de melhorar a educação nas instituições.

Com a adesão ao novo sistema a comunidade escolar ficará mais próxima dos gestores da educação pública buscando soluções para os problemas do cotidiano nas unidades de ensino.

O chefe da Divisão de Fiscalização da Educação do TCE/PI, Gilson Araújo, explica que o aplicativo já cadastrou todas as escolas públicas piauienses. “O Piauí na Ponta do Lápis permite que todos os gestores tomem conhecimento da situação das escolas pela visão dos alunos. Por ser um aplicativo, fala a linguagem do jovem e é uma ferramenta incrível para todos que fazem a educação”, esclareceu.

O programa trabalha em três frentes de atuação: na fiscalização, na gestão e na formação. O Encontro Técnico TCE Educação faz parte da vertente de formação. Além de Picos, também já está agendado o encontro para a região de Parnaíba, que será realizado no dia 22 de novembro.

Publicidade

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) vai realizar o Encontro Técnico TCE Educação – Picos, amanhã dia 1 de novembro. O evento será realizado no auditório da Câmara Municipal. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.tce.pi.gov.br.

CRONOGRAMA DO ENCONTRO

Encontro Técnico TCE Educação – Picos

Data: 1 de novembro de 2019

Credenciamento

Publicidade

08h10 – Abertura

08h30 – Palestra: Gestão Escolar
Palestrante: Rizalva Cardoso – MBI Gestão Escolar e Direito Educacional (PUC).

09h30 – Palestra: Contratação de Pessoal por Tempo Determinado.
Palestrante: Carolline Leite Lima Nascimento – Auditora de Controle Externo e Chefe de Seção de Fiscalização e Admissão de Pessoal do TCE/PI.

10h30 – Debate com participação de Conselheiros, Auditores, Servidores do TCE e Gestores.

11h00 – Intervalo.

Publicidade

13h30 – Palestra: Controle Social na Garantia do Direito à Educação
Palestrante: Lucineide dos Santos Maria Soares – Professora da Universidade Estadual do Piauí – UESPI

15h – Palestra: Licitações e Contratos em Educação.
Palestrante: Ramon Patrese Veloso e Silva – Auditor de Controle Externo e Chefe da Unidade de Controlaria Interna do TCE/PI.

16h00 – Debate com participação de Conselheiros, Auditores, Servidores do TCE e Gestores.

16h30 – Encerramento

Ccom

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS