Connect with us

Picos

Terreiros de umbanda celebram o Dia de São Cosme e São Damião em Picos; veja fotos e vídeos

Publicado

em

Render graças à São Cosme e São Damião pela proteção dos médicos, curandeiros e crianças é uma tradição celebrada anualmente nos dias 26 e 27 de setembro.

Os santos são cultuados em diferentes regiões e crenças no Brasil. A exemplo estão o catolicismo, a umbanda, candomblé, entre outras religiões de matriz africana. O dia 26 é celebrado pela Igreja Católica e o dia 27 pela umbanda.

São Cosme e São Damião eram irmãos gêmeos guiados pela fé, médicos curandeiros que curavam o físico e espírito, sem exigir cobrança e nada em troca.

Os rituais são marcados por muita alegria com a presença de crianças. O clima é de festa e nas cerimônias são distribuídos doces, pirulitos, chocolates, bolos, refrigerantes, entre outras guloseimas.

Os terreiros – templos – são ornamentados tradicionalmente com imagens de diversos santos que simbolizam proteção e guia. Além disso, especificamente na data de celebração aos santos gêmeos nos terreiros são encontrados muitos brinquedos.

Em Picos, São Cosme e São Damião foram celebrados na Tenda de Santa Bárbara e na Tenda Povo das Águas, ambos os templos estão situados no bairro Morada do Sol. O de Santa Bárbara é dirigido por Pai Edson de Iansã. O templo Povo das Águas é dirigido por Mãe Josa de Iemanjá.

Tenda de Iansã ou Santa Bárbara

Publicidade

Pai Edson de Iansã explica que a festa em respeito a Cosme e Damião iniciou no Terreiro Santa Bárbara às 13h e prosseguiu até 22h desta terça (27).

“Hoje dia 27 de setembro é comemorado em todos os terreiros de umbanda do Brasil a festa de Cosme e Damião”, frisou.

No ritual ao longo do dia outros terreiros marcam presença e os frequentantes fazem saudações tocando ombro a ombro.

“A gente recebe outros terreiros visitantes. Aquele que chega vai se apresentar, vai cantar pontos para aquelas entidades, ibejis, os erês, as crianças. A gente se apega muito com eles [São Cosme e Damião] na hora da doença e recebe o auxílio. Essa festa é em agradecimento pelos benefícios recebidos durante o ano”, explica o sacerdote dirigente.

Os Erês são espíritos crianças que baixam nos terreiros de Umbanda nas festividades e gostam de doces, travessuras e estão ligados a São Cosme e Damião. Os Ibejis sincretizados com Cosme e Damião são simbolizados por duas crianças frente a frente, que representam também a dualidade do ser humano, as duas faces que todos temos dentro de nós, os dois pesos que devem ser colocados na balança antes de se tomar qualquer decisão.

Durante a festa são executados vários ritmos e correntes. Entre os ritmos estão o tambor da mata, tambor de mina, dentre outros.

Publicidade

Nas rodas durante a festa são cantados os cantos de Jurema, São Cosme e São Damião, Santa Bárbara, Erundina, Mané Légua.

As correntes são denominadas como água, mata, das crianças – os erês, caboclos, pretos velhos.

A tenda Santa Bárbara foi fundada no dia 23 de junho de 1999. São 23 anos de celebração à memória e respeito a São Cosme e São Damião no mês de setembro.

A casa funciona através de donativos entre seus membros e não conta com apoio do poder público municipal e nem estadual. Somente no período da pandemia da Covid-19 a tenda foi beneficiada com o auxílio emergencial através da Lei Aldir Blanc.

“Desde então a gente vem prestando esse auxílio espiritual àquelas pessoas que vem em busca de ajuda”, ressalta Pai Edson.  

Iansã na umbanda e Santa Bárbara Guerreira no catolicismo é festejada anualmente no mês de dezembro, no primeiro sábado. Iasã ou Santa Bárbara é padroeira dos artilheiros, mineiros e dos que lidam com fogo (Bombeiros); contra tempestades, raios e trovões.

No último dia 13 de setembro, Pai Edson de Iansã foi nomeado presidente da União Umbandista de Picos. A Mesa Diretora é formada por presidente, vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário, tesoureira, presidente de honra, conselheiro espiritual e os fiscais.

A eleição para a escolha da mesa acontece a cada quatro anos através de votação entre os afiliados.

Publicidade

Tenda Povo das Águas

A equipe de reportagem do Cidadesnanet.com, visitou também a Tenda Povo das Águas, templo que tem como dirigente Mãe Josa de Iemanjá, que festejou São Cosme e São Damião onde reuniu a criançada, jovens, adultos e idosos.

A celebração foi marcada por muita alegria, brincadeira e travessuras entre os participantes com a distribuição de guloseimas.

“São Cosme e Damião é pureza, é união, é virtude. Eu tenho muito apreço por eles. Já ficou na religião espírita e são santos conhecidos nas igrejas. Eles revelam a inocência e pureza das crianças e representam a união entre a humanidade. É muito bonito”, destaca Mãe Josa.

A tenda Povo das Águas foi fundada em 2010.

Mãe Josa de Iemanjá explica que quem quiser ofertar São Cosme e São Damião pode acender velas de cores azul, rosa ou verde, e colocar balas, pirulitos, pipocas, brinquedos, doces.

Publicidade

“Tudo que criança gosta eles gostam também”, pontua.

Mãe Josa de Iemanjá é membro da Mesa Diretora da União Umbandista de Picos e ocupa o cargo de vice-presidente.

Iemanjá é cultuada como a rainha do mar e padroeira dos pescadores. Ela quem decide o destino de todos aqueles que entram no mar. Também é considerada a “Afrodite brasileira”, a deusa do amor a quem recorrem os apaixonados em suas demandas amorosas.

Corresponde, no catolicismo, à Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Piedade e à Virgem Maria.

As festas populares dedicadas a Iemanjá acontecem inicialmente no mês de fevereiro e são celebradas no dia 02.

Na tenda Povos das Águas a celebração acontece no dia 1º de janeiro e inicialmente no mês de fevereiro no dia 02.

Veja fotos abaixo da festa natenda de Santa Bárbara Guerreira e na tenda Povo das Águas

Publicidade

Imagens da Tenda Povos das Águas

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS