Connect with us

Picos

V Circuito de Ciências das escolas estaduais é realizado em Picos

Publicado

em

O município de Picos recebeu nesta quinta-feira, 6 de outubro, o V Circuito de Ciências das Escolas da Rede Pública de Ensino do Estado do Piauí. O evento aconteceu no Picoense Clube e teve como tema “Bicentenário da Independência: 200 anos da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”.

Na ocasião, o evento contou com a participação da 9ª Gerência Regional de Educação (9ª GRE) de Picos; da 7ª Gerência Regional de Educação (7ª GRE) de Valença do Piauí; 16ª Gerência Regional de Educação (16ª GRE) de Fronteiras e 17ª Gerência Regional de Educação (17ª GRE) de Paulistana.

Segundo a diretora de Ensino e Aprendizagem da Secretaria de Estado da Educação do Piauí, Marisa José Mendes Neta, nos últimos dois anos o Circuito de Ciências não tinha acontecido por conta da pandemia da Covid-19.

“A Secretaria de Estado da Educação durante os anos de pandemia não havia feito, então fizemos um start dessa ação tão importante para a Secretaria e para os estudantes. Então, essas etapas acontecem em vários polos, hoje além de Picos, também acontece no Polo de Bom Jesus, e amanhã em Teresina. Para o Polo de Picos nós temos quatro regionais, além da sede, temos Fronteiras, Paulistana e Valença”, frisou.

Maria José Mendes Neta também comentou sobre a importância do momento. “É uma atividade considerada essencial para a mobilização das escolas, mas mais do que isso, pois também desenvolve o protagonismo estudantil dos nossos alunos”, afirmou.

A gerente da 9ª GRE de Picos, Ramira Torres, explicou sobre a etapa regional e destacou que os trabalhos que estão sendo apresentados foram os melhores classificados.



“Nós somos a GRE polo e estamos acolhendo a 7ª GRE, a 16ª GRE e a 17ª GRE, então cada uma teve a primeira fase na regional, onde foram classificados os melhores trabalhos e trouxeram os melhores resultados que foram eleitos nos municípios. Aqui em Picos, nós da 9º GRE temos os trabalhos das escolas Dirceu Mendes Arcoverde, Francisco Santos e da unidade Escolar São José, do município de Aroeiras do Itaim, que estão expostos hoje”, garantiu.

Ramira Torres ainda destacou a criatividade dos alunos e a qualidade dos trabalho. “Para nós que fazemos educação ficamos surpresos com a criatividade dos nossos alunos. São trabalhos lindíssimos, onde estamos impressionados com tanta criatividade”, afirmou.

A gerente da 17ª GRE de Paulistana, Paula Campos, explicou que na sua regional, 07 escolas participaram com oito projetos.



“Cada GRE fez a primeira etapa do Circuito de Ciências, onde cada regional foi escolhido o melhor projeto dentro de cada modalidade, e hoje acontece a apresentação dos melhores de cada GRE. Todas as escolas estão de parabéns, a gente viu o empenho de todos os alunos, inclusive foi até difícil chegar à final, pois são projetos belíssimos. Na minha regional são 16 escolas, onde sete escolas participaram com oito projetos”, pontuou.

Veja fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS